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O circuito das artes pelas letras de Vivant Denon: um nobre patrono para uma nova França (1778-1815)

Texto completo
Autor(es):
Maria Angélica Beghini Morales
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Laura de Mello e Souza; Modesto Florenzano; Paulo César Garcez Marins
Orientador: Laura de Mello e Souza
Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os elementos contraditórios - ou seja, tanto as características aristocráticas quanto as modernizantes - próprios do período de transição em que a sociedade francesa se encontrava na virada do século XVIII para o XIX, presentes nos escritos de Dominique-Vivant Denon (1747-1825), Directeur Général des Musées durante o Consulado e o Império. Buscaremos compreender como uma figura oriunda da nobreza provinciana francesa conseguiu se equilibrar no jogo de forças políticas que se desenrolou na França com o advento da Revolução e como se tornou uma personagem fundamental na constituição de um dos grandes projetos políticos e culturais do período: a reformulação do Museu do Louvre. Em uma perspectiva mais ampla, pretenderemos investigar, através da produção de Vivant Denon, o fenômeno de reapropriação e ressignificação de uma tradição cultural associada ao Antigo Regime na construção do Império Napoleônico. (AU)

Processo FAPESP: 12/23863-1 - O circuito das artes pelas letras de Vivant Denon: um nobre patrono para uma nova França (1778-1815)
Beneficiário:Maria Angélica Beghini Morales
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado