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Entre \'anjos e demônios\': o trauma em representações ficcionais de Roger Casement

Texto completo
Autor(es):
Mariana Bolfarine
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Laura Patricia Zuntini de Izarra; Leopoldo Marcos Garcia Lopes Bernucci; Luke Gibbons; Maria Helena Pereira Toledo Machado; Munira Hamud Mutran
Orientador: Laura Patricia Zuntini de Izarra
Resumo

A vida do controverso nacionalista irlandês Roger David Casement, condenado à morte por alta traição pela Coroa Britânica, inspirou a escrita obras de diversos gêneros literários: prosa, poesia, teatro e ensaios críticos. Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar, sob a luz da teoria do trauma, tal como sugerido principalmente, mas não exclusivamente por Cathy Caruth, Ron Eyerman e Dominick La Capra, diferentes maneiras pelas quais a figura de Roger Casement pode ser associada a eventos traumáticos que selaram as relações Anglo-irlandesas. Dessa forma, foram selecionados trabalhos que lidam com a Vida de Casement, como ele age a favor e contra o trauma causado pelo imperialismo como herói vitoriano em The Lost World (1910) de Arthur Conan Doyle e como uma presença oblíqua na Revolta da Páscoa de 1916 em At Swim, Two Boys de (2001) Jamie ONeill; o trauma em torno de seu Julgamento e da descoberta dos Black Diaries que o levaram à forca por meio de sua representação como um homem completo em The Dream of the Celt (2012) de Mario Vargas Llosa e em The Dreaming of Roger Casement (2012) de Patrick Mason e, finalmente, o trauma não resolvido que persiste em sua Vida após a Morte, como um fantasma em Cries from Casement as his Bones are Brought to Dublin (1973) e como memória traumática em The Foxs Walk de Annabel Davis-Goff. Verificamos que as representações de Roger Casement nessas obras, ainda que de formas distintas, representam uma metáfora do processo traumático em si: Uma personificação da disjunção da temporalidade, [e] o surgimento do passado no presente (Whitehead), visto que sua presença continua a assombrar a história do mundo transatlântico. (AU)

Processo FAPESP: 11/18477-2 - Representações de Roger Casement na ficção
Beneficiário:Mariana Bolfarine
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado