Busca avançada
Ano de início
Entree


Envolvimento de CD200 na infectividade de isolados de Leishmania (Leishmania) amazonensis associados à leishmaniose cutânea localizada e leishmaniose cutânea difusa.

Texto completo
Autor(es):
Lina Borda Samper
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauro Javier Cortez Véliz; Luis Carlos Crocco Afonso; Danilo Ciccone Miguel
Orientador: Mauro Javier Cortez Véliz
Resumo

Leishmania (Leishmania) amazonenses está associada à leishmaniose cutânea difusa (DCL) e localizada (LCL). LCL se apresenta como uma lesão única com cura espontânea e DCL apresenta nódulos não ulcerativos que se espalham pela pele. Até o momento não se conhecem os fatores que influenciam na apresentação destas manifestações. A virulência do parasito tem sido associada com a capacidade de sobreviver no macrófago ativado. CD200 é uma glicoproteína reguladora que ativa o CD200R, gerando a inibição da resposta próinflamatória do macrófago. Recentemente foi demonstrado que no processo de infecção por L. (L.) amazonenses, há indução de CD200 no começo da infecção, aumentando a supervivência do parasito. O objetivo principal foi determinar a associação da expressão de CD200 na infecção de macrófagos com isolados de L. (L.) amazonenses associados à LCL ou DCL. Observamos que o aumento da expressão da proteína nos tempos avançados de infecção está relacionado com um aumento na infectividade dos isolados e um maior número de parasitos por célula infectada. (AU)

Processo FAPESP: 13/15254-8 - Envolvimento de CD200 na infectividade de isolados de L. (L.) amazonensis associados à Leishmaniose cutânea (LCL) e Leishmaniose cutânea difusa (LCD)
Beneficiário:Lina Borda Samper
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado