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Estudo do efeito de supressão do potencial evocado auditivo P300 em crianças com distúrbio de aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Thalita Ubiali
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Francisca Colella Santos; Christiane Marques do Couto; Carla Gentile Matas
Orientador: Maria Francisca Colella Santos
Resumo

Tema: influência da apresentação de ruído branco contralateral nas respostas do P300 auditivo em um grupo de crianças com distúrbio aprendizagem (DA) em comparação com um grupo de crianças com dificuldades escolares de origem pedagógica ou ambiental e um grupo de crianças sem queixas acadêmicas. Objetivo: comparar as latências e amplitudes do P300 de crianças com distúrbio de aprendizagem e crianças com dificuldade escolar em duas condições de avaliação - sem e com ruído branco contralateral ¿ a fim de verificar se ocorrerá o efeito de supressão no P300. Desenho do estudo: Estudo observacional descritivo-analítico de corte transversal desenvolvido no Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto (CEPRE) da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Material e Métodos: foram avaliadas 37 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 15 anos, divididas em três grupos: 10 crianças com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem segundo os critérios do DSM-V (GDA); 12 crianças com dificuldades escolares (de origem pedagógica ou ambiental) segundo avaliação interdisciplinar (GDE); e 15 crianças sem queixas auditivas e escolares (GC). Todas as crianças apresentaram audição periférica normal para inclusão na pesquisa. Foram excluídas da pesquisa as crianças que apresentaram alterações auditivas periféricas, diagnóstico interdisciplinar de TDAH ou de outras síndromes genéticas, neurológicas ou neuropsiquiátricas (realizado pelo DISAPRE/FCM/UNICAMP). Para a realização da avaliação do P300, todos os sujeitos foram submetidos à mesma tarefa de discriminação auditiva, identificando e contando todas as vezes que o estímulo infrequente aparecia. O exame foi realizado em duas condições de avaliação: sem e com a apresentação de ruído branco contralateral a 75 dBNA. Além da avaliação do P300, uma avaliação comportamental do processamento auditivo foi conduzida através dos testes: Teste Dicótico de Dígitos, Teste Padrão de Frequência e Gaps In Noise Test (GIN). Resultados: as crianças dos grupos GDE e GC apresentaram aumento de latência do P300 na presença de ruído contralateral. Não foi observada significância estatística entre as avaliações sem e com ruído no grupo GDA. Em relação à avaliação comportamental, houve diferença entre os grupos em todos os testes aplicados, com pior desempenho do GDA e GDE em relação ao GC. Conclusão: os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de considerar as questões relacionadas ao processamento auditivo na avaliação e planejamento terapêutico de crianças com distúrbio de aprendizagem e dificuldade escolar (AU)

Processo FAPESP: 13/14944-0 - Estudo do efeito de supressão do potencial evocado auditivo p300 em crianças com distúrbio de aprendizagem
Beneficiário:Thalita Ubiali
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado