Busca avançada
Ano de início
Entree


A iconoclastia nas pinturas da capela do antigo Convento do Cristo da Paciência de Madri (século XVII)

Texto completo
Autor(es):
Debora Gomes Pereira Amaral
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cristina Correia Leandro Pereira; Rita Luciana Berti Bredariolli; Maria Lêda Oliveira Alves da Silva
Orientador: Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Resumo

Em nossa dissertação de Mestrado analisamos o conjunto de quatro pinturas retabulares encomendadas na década de 40 do século XVII para ornar a capela do hoje extinto Convento dos Capuchinhos da Paciência de Cristo de Madri (1651-1836). Estas pinturas narram a lenda que ficou conhecida como a do Santo Cristo da Paciência ou do Cristo das Injurias, e figuram o ataque de um grupo de pessoas a um crucifixo que, enquanto sofre tal desacato, expressa o seu poder milagroso através da fala e do jorro de sangue. Nosso objetivo foi, por meio da análise dessas pinturas, entender o significado das imagens religiosas para a cristandade espanhola deste período e o quanto os ataques iconoclastas preocupavam os membros da Igreja católica e seus fiéis de modo geral, a ponto de gerar a encomenda de tais obras. Para tal, investigamos este corpus de imagens em dois níveis fundamentais: analisando seus elementos formais e temáticos; e sua relação com o cristianismo a encomenda e o debate sobre as imagens, sobre seus usos e funções nas práticas cultuais do catolicismo na Espanha do século XVII. (AU)

Processo FAPESP: 13/21002-1 - A iconoclastia na pintura religiosa européia dos séculos xvi e xvii
Beneficiário:Debora Gomes Pereira Amaral
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado