Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência dos receptores TLR4 e TLR2 nos efeitos comportamentais e bioquímicos induzidos pela dieta intermitente em camundongos nocaute.

Texto completo
Autor(es):
Andrea Rodrigues Vasconcelos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristoforo Scavone; Fernanda Marques da Cunha; José Donato Júnior; Renata Gorjão; Sérgio Gomes da Silva
Orientador: Cristoforo Scavone; Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe
Resumo

A dieta intermitente (DI) estimula mecanismos de defesa do organismo, tornando-o mais resistente a estímulos tóxicos. A DI parece atuar em vias associadas à resposta inflamatória, autofagia, sobrevivência celular e aumenta a resistência contra estresse oxidativo. No entanto, pouco se sabe sobre o papel dos receptores TLR4 e TLR2 nos efeitos da DI. Este trabalho avaliou a influência do TLR4 e TLR2 nos efeitos da DI sobre a memória e a sinalização associada aos fatores de transcrição NF-κB, NRF2 e FOXO em camundongos nocaute para TLR4 ou TLR2. Os resultados sugerem que o TLR4 e TLR2 participam da modulação pela DI dos níveis de estresse oxidativo, biomarcadores periféricos e do NF-κB, CREB, AP1, NRF2, além das proteínas moduladas por esses fatores de transcrição como o BDNF, HO1, enzimas antioxidantes, chaperonas e citocinas. Esses resultados permitem um maior entendimento dos processos fisiológicos que visam o desenvolvimento de novas intervenções farmacológicas para a promoção da longevidade, envelhecimento saudável e o tratamento de distúrbios neurodegenerativos. (AU)

Processo FAPESP: 11/12255-8 - Influência do receptor TLR4 nos efeitos comportamentais e bioquímicos induzidos pela dieta intermitente em camundongos C3H/HeJ
Beneficiário:Andrea Rodrigues Vasconcelos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado