Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos da administração intrahipocampal de ouabaína na modulação das vias NFκB, BDNF-CREB e WNT/β-catenina ao longo de um decurso temporal de 24 horas.

Texto completo
Autor(es):
Ana Maria Marques Orellana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristoforo Scavone; Rosana Camarini; Luis Eduardo Menezes Quintas; Andréa da Silva Torrão; Gilberto Fernando Xavier
Orientador: Cristoforo Scavone
Resumo

A Ouabaína (OUA), esteroide cardiotônico endógeno, ao ligar-se a enzima NKA pode sinalizar modulando a atividade da Src quinase e os níveis intracelulares de Ca2+, desencadeando a ativação de diversas vias de sinalização, dentre elas a via do NFκB, que uma vez ativada, é capaz de ativar outras vias de sinalização, como a via canônica da WNT. O objetivo dessa tese foi verificar os efeitos da administração intrahipocampal de OUA, em ratos, na sinalização das vias NFκB, BDNF/CREB e canônica da WNT, assim como os possíveis efeitos morfológicos e funcionais. Os resultados sugerem que a OUA altera o microambiente celular favorecendo a ativação das vias propostas levando ao aumento da arborização dendrítica de neurônios do CA1 e do GD, com melhora da memória de referência espacial dos animais e piora do processo de extinção de memória de longa duração, também conhecido como flexibilidade comportamental, além de proteger os neurônios da apoptose frente a um estímulo excitotóxico. (AU)

Processo FAPESP: 11/22844-0 - Estudo do mecanismo molecular de sinalização da ativação da via Wnt/beta-catenina pela ouabaína em hipocampo de ratos
Beneficiário:Ana Maria Marques Orellana
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado