Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento das modificações morfofuncionais em ovários de Astyanax altiparanae Garutti e Britski 2000 (Teleostei, Characidae)

Texto completo
Autor(es):
Mônica Caroline Pavan Cassel
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Ines Borella; Elizete Rizzo Bazzoli; Fernanda Ortis; Elizabeth Romagosa; Renata Guimarães Moreira Whitton
Orientador: Maria Ines Borella
Resumo

Este estudo apresenta: (1) uma revisão atualizada sobre o desenvolvimento oocitário em teleósteos, as vias de involução no processo de regressão ovariana e a espécie modelo Astyanax altiparanae; (2) a descrição da morfologia ovariana e das células garminativas de A. altiparanae e a caracterização do seu ciclo reprodutivo; (3) a caracterização dos processos de involução de atresia folicular e complexos pós-ovulatórios de A. altiparanae e a localização de proteínas envolvidas nas vias de apoptose e autofagia ao longo desses processos. Foram apresentados neste estudo novos detalhes da oogênese para espécies de Astyanax, sendo que esses novos dados parecem ter aplicação na piscicultura. Além disso, A. altiparanae apresenta um período de desova longo, com pico reprodutivo de outubro a fevereiro, e desenvolvimento oocitário assíncrono. Por fim, parece haver uma interrelação entre as vias de autofagia e apoptose nos processos de involução ovarianos e as vias regulatórias desses processos parecem ser conservadas entre espécies de teleósteos com fertilização externa. (AU)

Processo FAPESP: 12/24434-7 - DESENVOLVIMENTO DAS MODIFICAÇÕES MORFOFUNCIONAIS EM OVÁRIO DE Astyanax altiparanae GARUTTI & BRITSKI, 2000 (TELEOSTEI, CHARACIDAE)
Beneficiário:Monica Caroline Pavan Cassel
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado