Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudos visando a sintese de alcaloides pirrolizidinicos e indolizidinicos: aproveitamento da (+)-retronecina e do acido D-isoascorbico

Texto completo
Autor(es):
Leila de Souza Conegero
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química
Data de defesa:
Membros da banca:
Ronaldo Aloise Pilli; Ademir Farias Morei; Paulo Roberto Ribeiro Costa; Carlos Roque Duarte Correia; José Roberto Trigo
Orientador: Ronaldo Aloise Pilli
Resumo

O trabalho desenvolvido visou a obtenção de alcalóides pirrolizidínicos e indolizidínicos utilizando a (+)-retronecina (1) e o ácido D-isoascórbico (35D) como matérias primas, respectivamente. A retronecina (1) foi isolada da espécie vegetal Senecio brasiliensis. Para a preparação da base necínica (1R,6S,7S,8R)-7- (hidroximetil)-hexaidro-1H-pirrolizina-1,6-diol (37), a retronecina (1) foi submetida à reação de epoxidação com ácido meta-cloroperbenzóico. A a-epóxi-retronecina (44), após proteção das hidroxilas com cloreto de tercbutildimetilsilila, foi submetida à abertura com níquel de Raney, e a posterior desproteção forneceu o triol 37, que foi obtido em 5 etapas e 15 % de rendimento. Os compostos (1R,2R,7R,8S)-1-(hidroximetil)-hexaidro-1H-pirrolizina-1,2,7-triol (39) e a platinecina (72) foram preparados a partir de reações de diidroxilação e hidrogenação estereosseletiva da retronecina (1) em 70 e 86 % de rendimento, respectivamente. A abordagem síntética inicial para obtenção de alcalóides indolizidínicos foi baseada na adição do 2-terc-butildimetilsililoxifurano (94) ao íon N-acilimínio derivado da lactama 90. Em função do moderado rendimento e da modesta diastereosseletividade obtida foi proposta uma segunda abordagem sintética para obtenção de indolizidinas. Os alcalóides indolizidínicos, (1R,2S,8aR)- octaidroindolizina-1,2-diol (100) (ent-epi-lentiginosina) e (1R,2S,6R,7S,8aR)- octaidroindolizina-1,2,6,7-tetrol (101) foram preparados a partir da lactona 77. Os compostos 100 e 101 foram obtidos do intermediário-chave 82, que foi preparado a partir da adição de alilamina à lactona 77, derivada do ácido isoascórbico. Em seguida a hidroxiamida 82 foi oxidada à hidroxilactama correspondente, que foi submetida à reação de acetilação fornecendo o composto 91. Reação de alilação de 91, seguido de metátese de olefinas forneceu a indolizidinona 99. Reação de hidrogenação/hidroxilação de 99, redução da lactama e desproteção do acetal levou ao diol 100 e ao tetrol 101 em rendimentos de 27 e 31 %, respectivamente, a partir da lactona 77 (AU)

Processo FAPESP: 01/04841-2 - Sintese de alcaloides pirrolizidinicos e indolizidinicos. aproveitamento de substancias naturais abundantes: (-)retronecina e acido isoascorbico.
Beneficiário:Leila de Souza Conegero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado