Busca avançada
Ano de início
Entree


Observação do desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura na primeira serie da escola publica

Texto completo
Autor(es):
Maria Del Pilar Ogliastri Maffla
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ezequiel Theodoro da Silva
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Resumo

Os problemas que se apresentam no processo da aprendizagem da leitura/escrita são muitos e de índoles diversas, estando relacionados com os educadores, a escola, os pais, e as instituições de caráter social, entre os principais. Assim, surge a necessidade de analisar e questionar estes elementos e sua relação com o processo de letramento. O objetivo fundamental deste trabalho foi determinar se, no processo de alfabetização na 1ª série do 1ª grau, a escola, através da professora, leva em conta as experiências e os conhecimentos maiores das crianças. Igualmente, pretendemos verificar se a professora aproveita essas experiências com a linguagem escrita desenvolvidas pelas crianças na fase pré-escolar e quais foram os procedimentos utilizados, assim como também determinar se existiu uma relação entre pais, a instituição e os educadores para ajudar na aprendizagem da leitura e incentivar as crianças na sua formação escolar.Participaram da investigação apenas crianças de nível socio-econômico baixo, de uma escola pública da cidade Campinas, da 1ª série do 1ª grau, na faixa etária de 07 a 09 anos. Se optamos pela pesquisa etnográfica, uma das abordagens qualitativas, em busca da unidade teórica -- prática. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que a professora não ofereceu as crianças as condições necessárias para dar continuidade ao letramento que traziam da Pré-escola. Constatamos também que para os pais á de muita importância que seus filhos saibam ler, escrever e contar, para conseguir melhores empregos gue dos próprios pais; porém, suas atitudes revelam um limitado interesse pelo desempenho escolar dos seus filhos (AU)

Processo FAPESP: 96/11669-1 - Observação do desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura na primeira série da escola pública
Beneficiário:Maria Del Pilar Ogliastri Maffla
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado