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Autor(es): |
Gustavo Scudeller
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem |
Data de defesa: | 2014-07-08 |
Membros da banca: |
Marcos Antonio Siscar;
Mario Luiz Frungillo;
Denilson Soares Cordeiro;
Moacir Aparecido Amâncio
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Orientador: | Antonio Alcir Bernárdez Pécora |
Resumo | |
Crítica e a teoria literária do século XX costumam definir a epopeia como um gênero de poesia arcaico, praticamente extinto na modernidade. Contudo, empregam as noções de épico e de poesia épica com notável recorrência para explicar como algumas das principais obras do período fazem do uso de tópicas tradicionais do gênero um elemento central de suas composições. Os Cantos (1930-1969), de Ezra Pound, Mensagem (1935), de Fernando Pessoa, e Invenção de Orfeu (1950), de Jorge de Lima, são casos paradigmáticos disso, sendo algumas das tópicas épicas adotadas por eles a concepção geral do poema como suma enciclopédica de saberes e experiências do passado, a preferência pelo verso de larga medida e a apropriação de motivos mitológicos na criação de seus heróis. Crítica e teoria dão, assim, testemunho da sobrevivência do gênero no período, mesmo que de maneira involuntária e fortuita. Tendo por base tais observações, este trabalho trata dos diferentes usos do épico na composição de Invenção do Mar (1997), do poeta cearense Gerardo Mello Mourão (1917-2007), e Galáxias (1984), do poeta paulista Haroldo de Campos (1929-2003), duas obras de considerável importância para se compreender o crescimento do interesse pelo gênero na poesia brasileira da segunda metade do século XX. Nossa tese é que estes poemas buscam no épico elementos para lidar com os novos desafios que se impõe à poesia moderna à medida que a expansão da cultura de massas e do consumo acaba por esvaziar as perspectivas de transformação social que animaram as utopias de vanguarda e os projetos nacionalistas da primeira metade do século, aos quais os poemas se mantêm vinculados. Nesta nova conjuntura, a poesia épica abandona o triunfalismo que caracterizava suas expressões tradicionais e passa a incorporar a perspectiva do fracasso como elemento central de sua composição, questionando o próprio sentido do fazer poético na modernidade (AU) | |
Processo FAPESP: | 09/17873-1 - O épico na poesia brasileira da segunda metade do século XX |
Beneficiário: | Gustavo Scudeller |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |