Busca avançada
Ano de início
Entree


Em guarda contra as altas finanças: o pensamento de Gottfried Feder e Gustavo Barroso em perspectiva comparada (1919-1939)

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Alves de Paula Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sara Albieri; Maria Luiza Tucci Carneiro; Osvaldo Luis Angel Coggiola; Adilson de Oliveira Franceschini
Orientador: Sara Albieri
Resumo

O presente trabalho propõe comparar os escritos de dois ideólogos pertencentes a dois importantes movimentos políticos do século XX: um do integralismo brasileiro e outro do nacional-socialismo alemão respectivamente: Gustavo Barroso e Gottfried Feder. Após uma leitura atenta das obras de cada um dos autores, redigidas nos anos 1920 e 1930, compreendemos que o conceito de capital financeiro foi de fundamental importância para que ambos desenvolvessem uma narrativa conspiratória que denunciava um complô judaico de conquista do mundo. Valendo-nos da História Conceitual, percebemos que as obras de Barroso e Feder significaram um momento-chave na história do conceito de capital financeiro, especialmente tendo em vista que ambos escreviam à luz da primeira hegemonia financeira. Entretanto, enquanto Barroso defendia uma luta de caráter universal contra o capital financeiro, Feder achava que tal luta deveria ser protagonizada pelo povo alemão. Ademais, se, por um lado, Barroso conseguiu permanecer como uma figura de proa do movimento integralista até a sua extinção em 1937, Feder, por outro, acabou marginalizado no cenário político após a ascensão nazista ao poder em 1933. (AU)

Processo FAPESP: 15/06566-1 - Nacional-socialismo, integralismo e imaginário econômico: o pensamento de gottfried feder e gustavo barroso em perspectiva comparada (1919-1938)
Beneficiário:Marcelo Alves de Paula Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado