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Processamento fonológico e desempenho ortográfico na dislexia do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Thaís Contiero Chiaramonte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências
Data de defesa:
Membros da banca:
Clara Regina Brandão de Ávila; Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Orientador: Simone Aparecida Capellini
Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o perfil de desempenho do processamento fonológico e da escrita ortográfica na Dislexia do Desenvolvimento e nas Dificuldades de Aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 75 escolares na faixa etária de 8 a 11 anos e 11 meses do Ensino Fundamental I, de ambos os gêneros, que foram distribuídos em três grupos, sendo GI: composto por 25 escolares com dislexia do desenvolvimento; GII: composto por 25 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIII: composto por 25 escolares com bom desempenho acadêmico pareado com a faixa etária e ano escolar com GI e GII. Todos os escolares deste estudo foram submetidos às Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura (PROHMELE); às provas do Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN); e também às provas do Protocolo de Avaliação da Ortografia (Pró-ortografia). Os resultados foram analisados estatisticamente a fim de comprar os resultados intergrupos e o grau de relação entre as variáveis analisadas em cada grupo deste estudo. Resultados: Os resultados mostraram que na comparação intergrupos o desempenho dos grupos GI e GII assemelham-se entre si e o desempenho dos grupos GI e GIII e dos grupos GII e GIII diferenciam-se. Quando analisada a correlação entre os grupos nas provas avaliadas, foi possível encontrar relações estatisticamente significantes de todos os grupos analisados nos acertos das provas do Pró-Ortografia e nos erros das provas de Repetição de Não-Palavras; relação positiva ent... (AU)

Processo FAPESP: 16/04831-2 - Relação entre habilidades do processamento fonológico e ortografia de escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem
Beneficiário:Thaís Contiero Chiaramonte
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado