Busca avançada
Ano de início
Entree


As metamorfoses da escrita gótica em Wuthering Heigths (O Morro dos Ventos Uivantes)

Texto completo
Autor(es):
Alessandro Yuri Alegrette
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara).
Data de defesa:
Membros da banca:
Aparecido Donizete Rossi; Renata Phillipov; Alexander Meirelles da Silva; Fernanda Aquino Sylvestre
Orientador: Karin Volobuef
Resumo

O corpus deste trabalho de pesquisa é O Morro dos Ventos Uivantes, único romance da autora inglesa Emily Brontë que desde de sua primeira publicação em 1847 tem gerado reações contraditórias que oscilam entre o fascínio e o estranhamento entre os leitores. Buscamos analisar alguns aspectos peculiares dessa obra, enfatizando-se dentre eles seu modo de narração, que combina aspectos assustadores do romance gótico com elementos da estética realista do século XIX. Também são objetos de estudo desta pesquisa o que chamamos de "espacialidade gótica", que se evidencia nas descrições do cenário principal - Wuthering Heights, a antiga e sinistra casa que também dá o título ao romance -, e os temas e motivos do gênero gótico que foram revistos por Emily Brontë, tais como o duplo, o qual é amplamente explorado em textos com inspiração gótica, a exemplo de Manfred, poema dramático de Byron. Por fim, realizamos a análise das características do casal de protagonistas do romance, Catherine e Heathcliff, visando apontar um diálogo intertextual do livro de Brontë com obras do gênero gótico ou inseridas na tradição literária inglesa, tais como Paraíso perdido, de John Milton. (AU)

Processo FAPESP: 12/08393-9 - As metamorfoses gótico-românticas no discurso narrativo de Wuthering Heights, de Emile Brontë
Beneficiário:Alessandro Yuri Alegrette
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado