Busca avançada
Ano de início
Entree


Modulação da imunidade adaptativa por produtos solúveis de células de carcinoma espinoceular de cabeça e pescoço (HNSCC) : um papel da galanina derivada do tumor?

Texto completo
Autor(es):
Marcell Costa de Medeiros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara).
Data de defesa:
Membros da banca:
Alexandra Ivo de Medeiros; Luis Carlos Spolidorio; Ricardo Della Coletta; Roseanas Almeida Freitas
Orientador: Carlos Rossa Junior
Resumo

Carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC, squamous cell carcinoma of the head and neck) é uma neoplasia caracterizada mais comumente por invasão local/regional de prognóstico sombrio quando diagnosticada em estágios avançados e uma característica imunossupressão local ou sistêmica associada. A taxa de sobrevivência em casos avançados é inferior à de câncer de mama ou próstata, e seu tratamento usualmente causa morbidade severa. A resposta ao tratamento é altamente variável mesmo entre pacientes em estágios iniciais da doença e apesar do tratamento implementado seguir o padrão de cuidados vigente. Assim, há grande necessidade de identificar biomarcadores que indiquem um fenótipo agressivo e possa proporcionar informações de utilidade no desenvolvimento de novas terapias específicas. Nossa hipótese foi de que produtos secretados por células de HNSCC ou o contato direto das mesmas com células imunológicas podem induzir uma modulação no sentido de causar a evasão do tumor da resposta imune. Observamos que a literatura mostra diversos trabalhos onde células tumorais exercem efeito imunossupressor em diversos tipos celulares da resposta imune. O estímulo de PBMC com meio condicionado (CM) de células de HNSCC induziu uma diminuição na proliferação, bem como modulou a polarização para fenótipos anti-inflamatórios e em co-cultura de HNSCC e PBMC, o tratamento prévio com CM das PBMC conferiu vantagem às células tumorais. Por último avaliamos um possível biomarcador, a galanin... (AU)

Processo FAPESP: 14/06472-4 - Modulação da imunidade adaptativa por produtos solúveis de células de HNSCC: um papel da galanina derivada do tumor?
Beneficiário:Marcell Costa de Medeiros
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado