Busca avançada
Ano de início
Entree


Cultura e política no Clube de Cinema de Assis: um projeto de formação e interiorização da cultura cinematográfica (1960 – 1983)

Texto completo
Autor(es):
Priscila Constantino Sales
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2016-10-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Hélio Rebello Cardoso Junior
Resumo

Na presente dissertação buscamos abordar as práticas desenvolvidas pelo Clube de Cinema de Assis de 1960 a 1983. Mais precisamente, seus projetos político-culturais e sua relação com o movimento cineclubista, bem como com o campo cinematográfico. Para tanto, buscamos analisar as configurações históricas e estéticas que possibilitaram a emergência do olhar cinematográfico e a formação dos espaços de sociabilidade dedicados ao cinema que, inseridos no campo da cultura e da arte, não estiveram isentos de disputas de interesses. Os cineclubes surgem no início do século XX, emergindo no processo de legitimação cultural do cinema, tendo como especificidade a organização do público em torno da imagem cinematográfica. O que em seu início foi um movimento restrito, a partir de 1950 irá se multiplicar e se organizar em instituições representativas de seus interesses, tendo como principais atividades a divulgação, pesquisa e debate do cinema e seus desdobramentos sociais e políticos. É dentro dessa rede de saberes e fazeres cinematográficos que localizamos a trajetória do Clube de Cinema de Assis. Surgido no meio universitário e pensando o cinema enquanto manifestação cultural, o Clube de Cinema inaugurou uma nova forma de recepção na cidade de Assis. Trata-se de um projeto de formação e democratização da cultura cinematográfica que a partir da década de 1970 agregou o engajamento político. Propomo-nos, assim, compreender a trajetória do Clube de Cinema de Assis dentro da instituição da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, bem como seu significado para a cidade, do ponto de vista da produção de debates, da formação de um público crítico, do comprometimento com o cinema de arte e com temáticas sociais, e a defesa do Cinema brasileiro. Em suma, o papel do Clube de Cinema para a interiorização do cinema cultural. (AU)

Processo FAPESP: 13/27093-9 - Cultura e política na Unesp de Assis: um olhar sobre as práticas cineclubistas (1960-1980)
Beneficiário:Priscila Constantino Sales
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado