Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos bioquímicos e estrogênicos do N-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetilureia (diuron) e seus metabólitos, isoladamente ou em associação com alquilfenóis em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus)

Texto completo
Autor(es):
Andréia Arantes Felício
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudia Bueno dos Reis Martinez; Gisela de Aragão Umbuzeiro; Larissa Paola Rodrigues Venancio; Igor Dias de Medeiros
Orientador: Eduardo Alves de Almeida; Daniel Schlenk
Resumo

O Brasil é o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo e, para que esta demanda seja suprida, muitos compostos químicos são aplicados nas culturas, visando controlar o surgimento e proliferação de pragas. Assim, faz-se o uso dos praguicidas, dentre eles, o diuron (N-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetiluréia), que é aplicado em plantações ao redor do mundo. O diuron pode ser biodegradado em outros três principais compostos o 3,4-dicloroanilina (DCA), 3,4-diclorofenilureia (DCPMU) e 2,4-diclorofenil-N-metilureia (DCPMU). Normalmente, o diuron é aplicado nas plantações juntamente com os alquilfenóis etoxilatos (APE), como o nonilfenol etoxilato (NPE) e o octilfenol etoxilato (OPE), compostos que facilitam a dispersão do diuron. Alguns estudos têm demonstrado que tanto o diuron quanto os alquilfenóis podem causar alterações enzimáticas e/ou estrogênicas em diversos organismos. Dentre as enzimas que podem ser alteradas, estão as enzimas de biotransformação, tanto de fase I (7-etoxirresorufina-O-deetilase - EROD, 7-pentóxiresorufinaO-desalquilase - PROD, 7-benzilóxiresorufina-O-desalquilase - BROD e a P450 aromatase), quanto as de fase II (glutationa-S-transferase - GST) e as proteínas de fase III (resistência a multixenobioticos - MXR). Outros parâmetros que podem sofrer alterações são os antioxidantes (superóxido dismutase - SOD, catalase - CAT, glutationa peroxidase - GPx, glutationa redutase - GR, glutationa-6-fosfato desidrogenase - G6PDH, aldeído desidrogenase - ALDH e... (AU)

Processo FAPESP: 14/18825-9 - Efeitos bioquímicos e estrogênicos do N-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetilureia (diuron) e seus metabólitos, isoladamente ou em associação com alquilfenóis em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus)
Beneficiário:Andréia Arantes Felício
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado