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ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA

Texto completo
Autor(es):
Rosana Satie Takehara
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria das Graças Volpe Nunes; Alexandre Ibrahim Direne; Maria Carolina Monard
Orientador: Maria das Graças Volpe Nunes
Resumo

Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface. (AU)

Processo FAPESP: 92/01407-9 - Projeto e implementacao de um sistema tutor inteligente em calculo proposicional.
Beneficiário:Rosana Satie Takehara
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado