Busca avançada
Ano de início
Entree


Morfologia comparada do órgãos copuladores de Batoidea (Chondrichthyes: Elasmobranchii)

Texto completo
Autor(es):
Renan Andrade Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mônica de Toledo Piza Ragazzo; André Luis da Silva Casas; Marcelo Roberto Souto de Melo; Alessio Datovo da Silva; Mateus Costa Soares
Orientador: Mônica de Toledo Piza Ragazzo
Resumo

A superordem Batoidea é fortemente corroborada como monofilética, com cerca de 650 espécies viventes, sendo a superordem mais diversa dentre os Chondrichthyes. O órgão copulador duplo, conhecido como mixopterígio, é uma das sinapomorfias de Chondrichthyes. O mixopterígio de Batoidea, com exceção de Rajidae, não foi amplamente analisado do ponto de vista comparativo, sendo o conhecimento restrito a descrições isoladas de alguns táxons. O vasto conhecimento do mixopterígio de rajídeos evidencia a grande importância da estrutura em estudos de taxonomia e filogenia, com muitos táxons definidos principalmente baseados na anatomia e morfologia dos componentes que formam o órgão copulador. Os demais grupos carecem de estudos comparativos como feitos para Rajidae. Devido à importância sistemática do mixopterígio em Rajidae, o presente projeto tem objetivo descrever as estruturas internas e externas que compõem o órgão copulador dos membros das famílias de Batoidea, identificar possíveis padrões anatômicos que caracterizam grupos taxonômicos e testar o monofiletismo da superordem Batoidea e de seus principais grupos. A terminologia utilizada para os componentes do órgão copulador é praticamente toda baseada na família Rajidae, sendo necessária uma revisão abordando os demais grupos de raias e seus táxons proximamente relacionados (AU)

Processo FAPESP: 13/12434-5 - Morfologia comparada e importância sistemática dos mixopterígios em Batoidea (Chondrichthyes: Elasmobranchii)
Beneficiário:Renan Andrade Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado