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Os modos de inserção e as relações dramático-narrativas da canção no cinema e na televisão brasileira no exemplo de Daniel Filho

Texto completo
Autor(es):
Andre Checchia Antonietti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudiney Rodrigues Carrasco; Neyde Veneziano; Gustavo Rocha Chritaro; Orlando Marcos Martins Mancini; Nelson Pinton Filho
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização da canção na construção da articulação dramático-narrativa em seriados e filmes dirigidos por Daniel Filho, um dos pilares iniciais da teledramaturgia da Rede Globo de Televisão. Os seriados, formato mais comum na teledramaturgia norte-americana, são inseridos na grade da Rede Globo pelo diretor no final da década de 1970, quando a carreira de Daniel Filho como diretor de telenovelas já está consolidada. Sendo assim, é possível perceber as confluências dos dois produtos nas obras analisadas, principalmente quanto ao uso das canções. Já a carreira cinematográfica do diretor, apesar de ter se iniciado antes de sua entrada na Rede Globo, só atinge o sucesso no começo da década de 2000. Após mais de vinte anos de teledramaturgia, também é possível perceber as influencias dos produtos de televisão na carreira cinematográfica de Daniel Filho. Este projeto mapeou a totalidade de seriados e filmes dirigidos por Daniel Filho desde 1978. O mapeamento do uso das canções contidas nos seriados e filmes analisados nos permitiu concluir que a canção adquire dois tipos distintos de função dentro da narrativa. No que diz respeito ao seu papel frente à construção da narrativa, as canções podem ser consideradas canções de Condução, de Adição e de Suspensão. Já frente ao seu uso quanto signo marcador, a canção é utilizada como marcadora de Personagem, de Situação e de Localização. O trabalho também aponta como o processo de construção da canção como signo de conteúdo se dá. A parasserialidade e a estética da repetição, utilizadas tanto na teledramaturgia como no cinema, são pontos importantes dentro da construção dos sentidos pretendidos na interação canção-cena. Esta teoria sobre o uso das canções também foi aplicada em trabalhos anteriores e pode-se verificar sua validade. Este projeto também tenta elucidar o papel dos profissionais ligados à trilha sonora dos produtos de televisão e cinema frente às decisões de uso da canção na construção do sentido. Informações provenientes de diversas fontes teóricas foram confrontadas, incluindo duas entrevistas: uma fornecida pelo programa Globo Universidade e outra realizada com Marcelo Toller, ex-gerente artístico da gravadora Som Livre (AU)

Processo FAPESP: 12/01180-0 - Os modos de inserção e as relações dramático-narrativas da canção no cinema e na televisão brasileira no exemplo de daniel filho
Beneficiário:Andre Checchia Antonietti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado