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A produção do conhecimento sobre formação de profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras

Texto completo
Autor(es):
Carolina Santos Barroso de Pinho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ancisar Sanchez Gamboa; Régis Henrique dos Reis Silva; Joelma Albuquerque de Oliveira; Katia Oliver de Sa; Adolfo Ramos Lamar
Orientador: Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Resumo

Esta tese está entre aquelas que tratam da Formação de Professores e da luta pela mudança de seus rumos, especialmente na Educação Física. Particularmente, buscamos explicações científicas relacionadas a essas mudanças no conhecimento científico produzido sobre o tema. Neste sentido, o objetivo desta tese foi sistematizar e analisar, a partir da identificação das características gerais da produção do conhecimento em "formação profissional na educação física", as propostas pedagógicas, sociais e políticas para superação dos conflitos ¿ tanto de ordem epistemológica como políticos - da problemática da definição das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Para tal, analisamos as possibilidades que vêm sendo desenvolvidas, no que diz respeito à "Formação Profissional em Educação Física" (FPEF), em 451 pesquisas realizadas entre os anos de 1982 e 2015 no Brasil. Mais precisamente, buscamos identificar as principais proposições sobre a aprovação das Resoluções 03/87, 01/02, 02/02 e 07/04 na produção científica. O crescente volume de produções que abordam a "Formação Profissional na Educação Física" e o fato de as discussões sobre as DCNEF terem sido retomadas no Conselho Nacional de Educação, em 2015, depois de mais de 10 anos da aprovação da Resolução 07/04, justificam o balanço epistemológico que realizamos. Para tal, nos pautamos na abordagem crítico-dialética e realizamos uma pesquisa bibliográfico-documental, na qual levamos em consideração os nexos entre a produção do conhecimento e os determinantes sócio-político-econômicos. Identificamos que a 70% das pesquisas foram realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física, em IES federais. Sobre o perfil de quem orienta as pesquisas em FPEF, identificamos 226 orientadores (as), sendo a maioria (56%) do gênero feminino. Identificamos um predomínio de pesquisas que tratam das relações da FPEF com o Mundo do Trabalho têm sido privilegiados, com 24% do total. Destacamos que há maior incidência, entre as abordagens teórico-metodológicas, a crítico-dialética (43%), seguida da fenomenológico-hermenêutica (21%), pós-moderna (20%) e por último a empírico-analítica (16%). Realizamos análises baseados nos pares de categorias do método dialético realidade-possibilidades e necessário-contingente. Concluímos que há na produção de conhecimento no campo da educação física proposições relativas à formação profissional comprometidas com um projeto de formação do trabalhador em Educação Física (e dos trabalhadores em geral) qualitativamente superior, omnilateral, que atenda, efetivamente, às demandas e reivindicações históricas da classe trabalhadora. Este projeto tem como perspectiva central a construção de um projeto histórico superador das relações de apropriação e acumulação privada do capital e se alinha com as ações de resistência coletivas que unificam trabalhadores e movimentos de luta no mundo todo, para superar o capitalismo. Uma vez que os resultados são demarcados pelas determinações de tempo, espaço e condições de realização da pesquisa, eles são provisórios. Entretanto, acreditamos que as análises realizadas nesta pesquisa sinalizam para novos desafios no campo da educação física, particularmente na formação de professores na área (AU)

Processo FAPESP: 12/21531-1 - A produção do conhecimento sobre a formação profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras
Beneficiário:Carolina Santos Barroso de Pinho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado