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Instrumentação e orquestração em Antônio Carlos Gomes: um estudo em seus prelúdios e sinfonias

Texto completo
Autor(es):
Isaac William Kerr
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Lenita Waldige Mendes Nogueira; Lutero Rodrigues da Silva; Paulo Adriano Ronqui
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira
Resumo

Organizado em três capítulos, esse trabalho procura apresentar e discutir as características da instrumentação e da orquestração de Antônio Carlos Gomes, propondo um corpus teórico sobre sua contribuição para o tema em uma época de pouca movimentação de massas orquestrais no Brasil e mesmo na península itálica. O primeiro capítulo aborda as questões da orquestração no Brasil, discutindo os principais modelos de efetivo orquestral da capital do império, a metodologia de ensino para a disciplina orquestração e a maneira utilizada pelos professores de Gomes no ensino da composição musical. No capítulo seguinte, a pesquisa investiga essa condição no contexto de Milão, apresentando os principais professores de Gomes e o que chegou até nós da didática empregada naquela época. Nesse capítulo, fez-se necessária a investigação da tradição italiana e algumas das principais influências do grand opéra no campo da instrumentação para, a partir de então, analisar os valores empregados por Gomes em sua escrita orquestral. As transformações nas principais orquestras italianas para adequação ao modelo do grand opéra estimulada por Alberto Mazzucato ¿ professor de Carlos Gomes ¿ e a discussão levantada acerca do instrumento cimbasso foram tópicos importantes para adentrarmos pouco mais ao universo gomesiano. O último capítulo trata do resultado dessas transformações na formação de Carlos Gomes como orquestrador, demonstrando suas particularidades através da análise de seus prelúdios e sinfonias e revelando marcas de seu estilo de compositor orquestral, através dos diversos procedimentos adotados pelo artista (AU)

Processo FAPESP: 14/18581-2 - Instrumentação e orquestração em Antônio Carlos Gomes: um estudo em seus prelúdios e aberturas
Beneficiário:Isaac William Kerr
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado