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Impacto do tratamento restaurador atraumático associado à estratégia educativa em saúde bucal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de escolares

Texto completo
Autor(es):
Karina Guedes de Sousa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Beatriz Duarte Gavião; Ana Lidia Ciamponi; Janice Simpson de Paula
Orientador: Taís de Souza Barbosa; Maria Beatriz Duarte Gavião
Resumo

Este estudo objetivou avaliar o impacto do tratamento restaurador atraumático (TRA) associado à estratégia educativa em saúde bucal (EESB) sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de escolares. O estudo, de caráter clínico longitudinal randomizado, foi desenvolvido com uma amostra populacional de 124 escolares, de seis a oito anos de idade, selecionados da rede pública de ensino, alocados em dois grupos de acordo com a ausência (Grupo EESB ¿ GEESB, n=62) ou presença de cárie dentária (n=62). O grupo com cárie foi subdivido de acordo com o procedimento realizado, resultando em: Grupo EESB+TRA (GEESB+ART, n=31) e Grupo TRA (GTRA, n=31). A EESB consistiu de atividades teóricas e práticas uma vez por semana, durante quatro semanas. O TRA foi realizado utilizando instrumentos manuais (Kit ART Duflex® ¿ SS White) e cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (Ketac Molar Easymix® ¿ 3M ESPE). A QVRSB foi avaliada utilizando a versão curta do Child Perceptions Questionnaire (CPQ8-10-ISF:16), a percepção geral de saúde bucal (SB) e bem-estar geral (BEG) e a percepção de mudança na saúde bucal. As avaliações foram realizadas nos seguintes períodos: baseline ¿ antes da EESB (GEESB e GEESB+TRA) ou do TRA (GTRA); uma semana após a EESB (GEESB e GEESB+TRA) ou o TRA (GEESB+TRA e GTRA); um mês após a EESB (GEESB) ou o TRA (GEESB+TRA e GTRA). Os dados foram analisados utilizando o teste Shapiro-Wilk, testes Qui-quadrado independência/partição ou Exato de Fisher, testes Mann-Whitney ou Kruskal Wallis, teste de Friedman (pós-teste de Tukey), com o nível de significância de 5%. Apenas no GEESB, a frequência do biofilme escore 4 e gengivite escore 2 diminuíram uma semana (p=0,003) e um mês (p=0,033) após a EESB, respectivamente. O GEESB+TRA apresentou menores escores de CPQ8-10-ISF:16 total (p<0,0001) e sintomas orais (p=0,0003) uma semana e um mês após o TRA; assim como, menores escores de limitações funcionais (p=0,039) uma semana após o TRA comparados com o baseline. O GEESB apresentou menor escore total do CPQ8-10-ISF:16 no baseline do que os outros grupos (p=0,042). Mais da metade do GEESB+TRA (58,06%) reportou que a SB, em geral, "mudou pouco" uma semana após a EESB (p=0,049), enquanto 70,97% e 64,32% consideraram que a SB "mudou muito" uma semana (p=0,001) e um mês (p=0,009) após o TRA, respectivamente. Em relação ao BEG, 53,23% do GEESB reportou que este "mudou muito" um mês após a EESB em contraste com 67,74% and 64,52% do GEESB+TRA uma semana (p=0,001) e um mês (p=0,007) após o TRA. Todos os grupos reportaram melhora na percepção da saúde bucal após a ESSB e o TRA, porém esta foi mais frequentemente relatada pelas crianças com cárie dentária e após o TRA (p<0,0001). Crianças que classificaram a SB como "excelente¿ apresentaram menores escores de CPQ8-10-ISF:16 total do que as outras categorias, em todos os períodos para o GEESB (p<0.01) e uma semana após o TRA para o GEESB+TRA (p<0.05). O TRA associado à EESB resultou em impacto positivo na QVRSB, especialmente na redução dos sintomas orais e limitações funcionais, das crianças com cárie dentária (AU)

Processo FAPESP: 14/21902-5 - Impacto do tratamento restaurador atraumático associado a estratégias educativas em saúde bucal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de escolares
Beneficiário:Karina Guedes de Sousa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado