Busca avançada
Ano de início
Entree


Investigação da repercussão metabólica na prole adulta gerada à partir de mães expostas a luz constante durante a gestação e/ou lactação

Texto completo
Autor(es):
Danilo da Silva Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Gabriel Forato Anhê; Everardo Magalhães Carneiro; Camilo de Lellis Santos; Renata Gorjão; Joseane Morari
Orientador: Gabriel Forato Anhê
Resumo

Uma série de estudos recentes tem demonstrado que o Diabetes Mellitus Tipo 2 (DMT2), acompanhado de resistência periférica à insulina tem um caráter de programação dependente das condições metabólicas maternas durante o período gestacional e de lactação. Neste sentido, tem sido amplamente reportado que a subnutrição, a obesidade e a resistência à insulina durante a gestação e lactação são fatores importantes para a predisposição da prole adulta a uma maior incidência de DMT2. Relatos recentes demonstram que a alteração do ritmo claro escuro durante o período gestacional também programa, por um mecanismo ainda não esclarecido, resistência à insulina na prole de ratos. É sabido que alterações na duração ou na ritmicidade das fases claras e escuras do ciclo claro/escuro, alteram o ritmo de secreções endócrinas, sendo que a produção de melatonina pela glândula pineal é particularmente sensível a modificações ambientais de tal natureza. Recentemente, nosso grupo demonstrou que a ausência de melatonina durante a gestação e lactação gera intolerância à glicose na prole adulta por dois mecanismos, resistência hepática à ação da insulina e diminuição na secreção de insulina pelas ilhotas pancreáticas. Deste modo, buscamos avaliar se a prole oriunda de mães expostas à luz constante durante a gestação e/ou a lactação manifesta intolerância à glicose na vida adulta. Investigamos também a influência da minoração da melatonina materna, como um possível agente causador de prejuízo metabólico para prole adulta, além de fatores que podem alterar o eixo HPA e programar o metabolismo da prole (AU)

Processo FAPESP: 13/22299-8 - Investigação da repercussão metabólica na prole adulta gerada a partir de mães expostas a luz constante durante a gestação e/ou lactação.
Beneficiário:Danilo da Silva Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado