Busca avançada
Ano de início
Entree


Proposta de zoneamento geoambiental como subsídio ao planejamento do uso e da ocupação na Região Costa das Baleias (Bahia)

Texto completo
Autor(es):
Sirius Oliveira Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Regina Célia de Oliveira; Raul Reis Amorim; Cláudia Câmara do Vale; Salvador Carpi Junior; Cenira Maria Lupinacci da Cunha
Orientador: Regina Célia de Oliveira
Resumo

A funcionalidade dos ambientes naturais é alterada pelas ações humanas em um ritmo mais intenso que aquele normalmente produzido pela própria natureza. Quando não planejadas, tais alterações proporcionam uma série de desequilíbrios funcionais que, muitas vezes acarretam consequências drásticas à vida humana e à própria natureza. Exemplos desses desequilíbrios ambientais podem ser visualizados na maioria dos municípios situados ao longo do litoral brasileiro. Estes, nas últimas décadas sofreram com a implantação imprópria de novas formas de uso e ocupação da terra. O desmatamento, o lançamento de efluentes nos cursos de água, o aterramento e a construção em zonas costeiras denunciam a falta de preocupação com o ordenamento do território. O modelo de urbanização regente no cenário nacional, imprime aos limites da costa uma relação de uso secular, onde o processo de urbanização reflete em diferentes níveis de impactos no comprometimento do funcionamento dos sistemas naturais costeiros, refletindo na maximização de processos de inundações e na completa instabilidade dos ecossistemas associados aqueles espaços. Ao considerarmos o quadro de fragilidade natural e a relação de uso das terras no estado da Bahia e de forma mais especifica na Região da Costa das Baleias, esta pesquisa objetiva colaborar com as ações de planejamento do uso e ocupação da Região Costa das Baleias, a partir da abordagem sistêmica, apresentando como produto síntese um zoneamento em escala 1:100.000 com base na proposta de Rodriguez, Silva e Cavalcanti (2004). Sob a visão sistêmica, procurou-se caracterizar os principais sistemas naturais existentes, com um destaque para os sistemas de Tabuleiros Costeiros. Foram também analisados os sistemas antrópicos presentes na Região Costa das Baleias que, ao abrangerem também a evolução antrópica, sinalizaram a alteração do ambiente como um todo. Por fim, o estado ambiental, a vulnerabilidade ambiental e o zoneamento proposto neste trabalho poderão contribuir no auxílio aos planos de uso e ocupação das terras e servir de apoio ao planejamento urbano e ambiental na área, visando a minimização do quadro de impactos ambientais negativos, na busca por um desenvolvimento compatível com as necessidades antrópicas e o equilíbrio dos sistemas ambientais presentes (AU)

Processo FAPESP: 13/25003-2 - Análise geoambiental como subsídio ao planejamento no uso e ocupação das terras da zona costeira costa das baleias (bahia)
Beneficiário:Sirius Oliveira Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado