Busca avançada
Ano de início
Entree


O ensino de desenho online: possibilidades e limites = Online Drawing Teaching: possibilities and limits

Texto completo
Autor(es):
Flávia de Andrade Tonelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Armando Valente; Maria Elisabette Brisola Brito Prado; Hermes Renato Hildebrand
Orientador: José Armando Valente
Resumo

Nesta pesquisa propusemos elaborar um plano de ensino de desenho online, utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, com base na abordagem do "estar junto virtual", a qual prevê um alto grau de interação entre professor e aprendiz. Mais especificamente, buscamos investigar, dentro desta abordagem, quais são as possibilidades de aplicação de um curso de desenho online, tendo em vista as especificidades do desenho, do ensino de desenho e do ensino online. Além dessa investigação, procuramos propor uma mudança no ensino de desenho, cujos métodos constituem-se, na maioria das vezes, em sistemas tutoriais que esperam que o aluno copie aquilo que o professor faz; métodos constituídos por padrões de proporções a serem seguidos, não estimulando o desenvolvimento da percepção e da expressão do indivíduo. A hipótese inicial era de que há especificidades no desenho e em seu ensino que poderiam dificultar a prática online na abordagem do estar junto virtual. Uma delas seria a importância de aliar a técnica à arte e às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Portanto, considerando esta hipótese, procuramos entender, na prática, de que forma o ensino online e os recursos tecnológicos restringem o ensino de desenho diante de suas especificidades em relação à produção, reprodução, envio, recebimento e avaliação, por exemplo. Além disso, buscamos compreender, também, de que forma o "estar junto virtual" pode estar presente no ensino de desenho online, tendo em vista a interação entre professor e aprendiz e a formação e o desenvolvimento de um indivíduo reflexivo e expressivo. Para tanto, a pesquisa abarcou o oferecimento de um breve curso de desenho online, na plataforma Moodle, para um grupo de seis alunos, para que as tecnologias utilizadas, assim como o desenvolvimento do curso, fossem analisados procurando identificar as possibilidades e os limites desta prática. Os resultados mostraram que é possível realizar um curso de desenho online, sendo que uma das maiores limitações encontradas foi em relação à plataforma, o que, consequentemente, não favoreceu a interação entre professor e aprendizes durante o processo do desenho, e isso pareceu ser a maior das especificidades do seu ensino. Apesar disso, pudemos aproveitar os resultados e pensar em algumas readequações e possibilidades para desenvolvimento futuro (AU)

Processo FAPESP: 13/21454-0 - O ensino de desenho on-line: proposta, aplicação e análise
Beneficiário:Flavia de Andrade Tonelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado