Busca avançada
Ano de início
Entree


Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma: uma abordagem analítica e composicional = Microtemporal processes of sound construction, perception and form modulation: an analytical and compositional approach

Texto completo
Autor(es):
Danilo Rossetti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; José Henrique Padovani Velloso; Tatiana Olivieri Catanzaro; Rodrigo Cicchell Velloso; Alexandre Roberto Lunsqui
Orientador: Stéphan Olivier Schaub; Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Esta tese trata de processos de análise e criação sonora por meios tradicionais e através de ferramentas computacionais, a partir da interação entre análise/criação e percepção. Em sua primeira parte, tendo como base as noções de tecnomorfismo e síntese instrumental, apresentamos um estudo de alguns processos sonoros microtemporais que são classificados como ondulatórios ou granulares, através de uma abordagem complementária entre estes dois modelos. Sobre a percepção e a modulação das morfologias sonoras produzidas a partir destes processos, apresentamos uma análise tendo como ferramentas teóricas o princípio da individuação e o método alagmático de Gilbert Simondon, a autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, a enação de Varela, além das saliências, pregnâncias e a teoria as catástrofes de René Thom. No que tange às suas diferentes escalas temporais, estas morfologias podem apresentar características isomórficas, de acordo com as proposições de Stockhausen, Koenig e Grisey, ou heteromórficas, tal como propõe Vaggione. Dentro deste panorama estudamos e analisamos o fenômeno da fusão de diferentes timbres numa única estrutura perceptiva pelos vieses psicoacústico (por jitter) e composicional, através de conceitos propostos por Ligeti e Grisey. Na segunda parte deste trabalho analisamos obras musicais instrumentais e eletroacústicas (acusmáticas e mistas) de Schoenberg, Ligeti, Murail, Xenakis, López-López e Vaggione, as quais apresentam importantes contribuições (a partir de diferentes métodos) sobre a fusão de timbres. Por fim, descrevemos e analisamos etapas do processo criativo de cinco composições realizadas ao longo desta pesquisa, obras estas para instrumentos solistas e para diferentes formações instrumentais e vocais, com quatro delas possuindo tratamentos eletrônicos em tempo real (AU)

Processo FAPESP: 13/00155-4 - Mecanismos de manipulação do micro-tempo na composição: o universo granular do som
Beneficiário:Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado