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\"Fundação de São Vicente\", de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932)

Autor(es):
Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo César Garcez Marins; Fernanda Mendonça Pitta; Letícia Coelho Squeff
Orientador: Paulo César Garcez Marins
Resumo

Essa pesquisa elege a pintura \"Fundação de São Vicente\", de Benedito Calixto, como objeto de estudo. Incorporada ao acervo do Museu Paulista após ser inaugurada nas comemorações do IV Centenário do Descobrimento do Brasil em São Vicente, a obra representa o encontro entre portugueses e indígenas para a fundação da capitania de São Vicente, em 1532. Elaborada em grande formato, essa pintura histórica musealizada se alinha ao processo de construção imaginária no início do regime republicano e estimula uma visão tributária de projetos intelectuais que, por sua vez, disputam simbolicamente a memória sobre o passado colonial. Tendo em perspectiva a centralidade dos museus de História e da pintura histórica nas representações coletivas, essa dissertação se dedica a reconstituir seu circuito social a partir da análise de suas condições de encomenda, de elaboração, musealização, exposição e apropriação entre 1900, quando foi inaugurada, a 1932, quando se comemorou o quadricentenário da fundação de São Vicente. (AU)

Processo FAPESP: 16/14582-0 - Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900 - 1932)
Beneficiário:Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado