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O papel da confiança interpessoal e institucional nos processos participativos de avaliação da qualidade da escola pública

Texto completo
Autor(es):
Sara Badra de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Mara Regina Lemes de Sordi; Pedro Ganzeli; Luiz Carlos de Freitas; Adriana Bauer; Elie George Guimarães Ghanem Junior
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
Resumo

Essa tese analisa a relevância da categoria confiança interpessoal e institucional para compreensão dos fatores que afetam a qualificação da escola pública. É crescente a literatura nacional e internacional que documenta como determinado uso das avaliações externas, associado às estratégias gerenciais de competição e punição/recompensa, traz consequências negativas para a garantia do direito à educação, além de não contribuir com os objetivos aos quais se propõe de elevação duradoura e substantiva da qualidade educacional. Na contramão ao modo gerencial de regulação, parto do pressuposto que a qualificação da escola pública depende do envolvimento ativo da comunidade escolar em processos de avaliação institucional participativa (AIP), caracterizados pelos princípios da qualidade social, negociação e responsabilização compartilhada. Nesse sentido, o objetivo da tese é analisar como a confiança entre professores, e destes em relação à equipe gestora, aos pais/responsáveis pelos alunos, e à Secretaria Municipal de Educação, se relaciona com os processos democráticos de negociação da qualidade educacional, no contexto da rede municipal de Campinas que implementa uma política de AIP. Para tanto, as escolhas metodológicas quanti-qualitativas envolveram entrevistas, observação em duas escolas, construção e validação de um instrumento de medição da confiança interpessoal e institucional. Argumento que a participação dos sujeitos na construção de propósitos comuns comprometidos com a qualidade social depende do aprofundamento de um tipo de confiança pautada não apenas no pilar da reciprocidade, como predominantemente ocorre na literatura, mas também do reconhecimento e da redistribuição (AU)

Processo FAPESP: 14/06295-5 - A confiança relacional dos atores locais no poder público: investigação sobre sua influência nos processos de participação ativa
Beneficiário:Sara Badra de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado