Busca avançada
Ano de início
Entree


O papel das SQUAMOSA PROMOTER BINDING PROTEINS reguladas pelo microRNA156 no controle da ramificação lateral em tomateiro

Texto completo
Autor(es):
Diêgo Armando Pinheiro Brito
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Tebaldi Silveira Nogueira; Wagner Luiz Araujo; Luciano Freschi; Lazaro Eustaquio Pereira Peres
Orientador: Fabio Tebaldi Silveira Nogueira
Resumo

A formação de ramos laterais é um dos principais aspectos da arquitetura vegetativa, determinando a forma de crescimento da planta e tendo efeitos diretos sobre a produtividade. Ramos laterais são originados a partir de meristemas axilares, formados nas axilas de cada primórdio foliar. Uma vez formados, meristemas axilares dão origem a gemas axilares, compostas por pequenas folhas não expandidas. Dependendo do programa de desenvolvimento da planta e de condições ambientais as gemas podem permanecer dormentes ou brotarem, dando origem a um novo ramo. Diversos fatores de transcrição, fitohormônios, metabólitos e sinais ambientais já foram descritos como sendo importantes para a formação de meristemas axilares ou de regulação da atividade das gemas axilares. Dentre estes, os fatores de transcrição da família SQUAMOSA PROMOTER BINDING PROTEIN-LIKE (SPLs/SBPs) regulados pelo microRNA156 (miR156) emergiram como potenciais reguladores da arquitetura vegetativa, regulando desde a formação do meristema axilar quanto à atividade das gemas. Dessa forma, neste trabalho, nós: (1) revisamos a literatura disponível sobre os principais sinais endógenos e ambientais controlando a formação de meristemas axilares e atividades das gemas axilares e; (2) estudamos o papel das SlSBPs reguladas pelo miR156 no controle da ramificação lateral em tomateiro, demonstrando uma interação entre o modulo miR156/SBP e a sinalização dos fitohormônios auxina e citocinina, além de uma possível interação com outros fatores de transcrição envolvidos na regulação da atividade de gemas axilares. (AU)

Processo FAPESP: 18/15688-1 - Papel das vias genéticas reguladas pelo módulo miR156/SPL no controle da arquitetura vegetativa em Solanum lycopersicum L.
Beneficiário:Diêgo Armando Pinheiro Brito
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado