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Forma da arte conceitual e minimalista

Texto completo
Autor(es):
Fábio Brombal Visnadi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rodrigo Cristiano Queiroz; Maria de Fátima Morethy Couto; Ricardo Nascimento Fabbrini; Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes; Ana Maria Pimenta Hoffmann; Ana Gonçalves Magalhães
Orientador: Rodrigo Cristiano Queiroz
Resumo

Essa investigação busca compreender o tratamento da forma na arte conceitual e minimalista e demonstrar a importância de uma atenção elementar a ela nas decisões composicionais das obras de arte de tais tendências. No início realiza-se a revisão teórica dos principais argumentos nos campos da filosofia e da crítica de arte envolvendo a definição de arte, seus modos de apresentação e suas linguagens, e os conceitos de forma e configuração física.Posteriormente, efetua-se a leitura crítica das obras de arte no intuito de descrever, interpretar e encontrar as reverberações históricas e estilísticas de suas estruturas enunciativas. Dentre os problemas abordados, elenca-se: a existência de identidades artísticas distintas para objetos dotados de configuração física equivalente, as relações de indiscernibilidade entre o espaço artístico e o espaço literal, a criação de obras cuja configuração reporta-se a um enunciado, os tipos de associação entre a esfera da percepção e da informação, a isonomia composicional e as relações de mediação entre discurso artístico e demais convenções na leitura, descrição e interpretação da obra de arte. (AU)

Processo FAPESP: 18/06469-4 - Minimalismo como meridiano entre a arte moderna e contemporânea
Beneficiário:Fábio Brombal Visnadi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto