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Relações entre a pintura de paisagem e o desenvolvimento da geomorfologia nos Estados Unidos

Texto completo
Autor(es):
Maíra Kahl Ferraz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Carlos Vitte; Regina Célia de Oliveira; João Osvaldo Rodrigues Nunes
Orientador: Antonio Carlos Vitte
Resumo

Os métodos e os conceitos científicos são constantemente questionados e revistos, influenciados pela sociedade vigente. Desta maneira o conceito de paisagem que foi utilizado para a sistematização da geografia, também passou por mudanças em suas concepções. A princípio o termo estava muito ligado as artes e a estética, porém aos poucos foi caindo em desuso e se distanciando das ideias artísticas. Este rompimento se deu no século XIX, momento em que ocorria a fragmentação científica e, portanto, o surgimento de vários ramos acadêmicos, dentre deles a geomorfologia. Entretanto este rompimento não foi abrupto e as relações entre geomorfologia e artes perduraram durante este século. Esta pesquisa tem como objetivos reconstruir a trajetória do conceito de paisagem na ciência geográfica, mais especificamente na geomorfologia e o relacionar com os ideais artísticos. Enfatizando as ligações que houveram entre essas duas áreas, evidenciando tanto a influência da arte nos cientistas artistas que usavam a pintura de paisagem como metodologia para o desenvolvimento de suas teorias, como para os artistas cientistas que se utilizavam das novas teorias para representarem a paisagem. Dentre esses artistas selecionamos aqueles que faziam parte da Hudson River School e apresentavam em suas obras tendências científicas mais acentuadas, por terem contato com os cientistas e muitas vezes participarem de expedições de exploração aperfeiçoando seus conhecimentos científicos e os adotando em suas obras. Pois a Hudson River School que é considerada a primeira escola de arte norte americana contava com mais de vinte artistas, com diferenças entre eles, mas também semelhanças sendo a principal delas a pintura de paisagem. O recorte temporal abarcou o século XIX por ter sido o momento primordial para a formação da geomorfologia, e o recorte espacial os Estados Unidos, pois foi neste país que a geomorfologia se desenvolveu e se consolidou. Para desenvolver a releitura da gênese e do desenvolvimento da geomorfologia utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia afim de, possibilitar novas probabilidades de interpretação da geomorfologia (AU)

Processo FAPESP: 12/20562-0 - Geografia e artes: um estudo sobre a pintura de paisagem do rio Hudson (USA) e a construção da teoria geomorfológica nos Estados Unidos no Século XIX
Beneficiário:Maíra Kahl Ferraz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado