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Estudo das habilidades do processamento auditivo em escolares na cidade de Bauru - SP

Texto completo
Autor(es):
Silvana Maria Bruno da Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Regina Alves Cardoso; Katia de Freitas Alvarenga; Doris Ruthi Lewis; Iêda Chaves Pacheco Russo; Eliane Schochat
Orientador: Maria Regina Alves Cardoso
Resumo

O distúrbio do processamento auditivo tem sido relacionado a um baixo desempenho escolar em crianças. O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência de alterações nas habilidades auditivas, os fatores de risco e as características comportamentais associadas a estas alterações. Duzentos e dez crianças em idade escolar foram submetidas a testes do processamento auditivo e medidas eletrofisiológicas. Os resultados mostraram 32,38% (IC95%: 24,59% a 40,18%) de prevalência. Foi realizada regressão logística múltipla que mostrou que os principais fatores de risco foram: hipóxia perinatal, infecção de orelha média, latência de Pa no Potencial Evocado Auditivo de Média Latência e latência do P300 alteradas, e limiar auditivo maior que 10dBNA em uma ou mais freqüências. As características comportamentais encontradas nas crianças em idade escolar foram baixo desempenho escolar, dificuldade de localização sonora, vocabulário pobre e problemas de obediência à regras. (AU)

Processo FAPESP: 00/02930-5 - Estudo da desordem do processamento auditivo central em escolares de nove a onze anos de idade, na cidade de Bauru, SP
Beneficiário:Silvana Maria Bruno da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado