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Cartografia do Invisível: paradoxos da expressão do Corpo-em-Arte

Texto completo
Autor(es):
Antonio Flávio Alves Rabelo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Ferracini; Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz; Eleonora Batista Fabião; Cassiano Sydow Quilici; Ana Cristina Colla
Orientador: Renato Ferracini
Resumo

Esta pesquisa cartográfica se propõe a realizar uma investigação estética-conceitual sobre as relações entre visibilidade e invisibilidade no processo criativo do corpo-em-arte. Do ponto de vista conceitual e metodológico, a pesquisa se insere num Projeto Temático desenvolvido pelo LUME ¿ Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais ¿ UNICAMP sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Ferracini e Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber, chamado Memória(s) e pequenas percepções. Em sua articulação vertical e estreita com o projeto temático, essa cartografia trabalha o conceito de invisibilidade e sua relação intrínseca com processos práticos de criação artística. A pergunta e pressuposto básico dessa cartografia é tentar problematizar este conceito de invisibilidade, derivada aos conceitos chaves do temático: memória e micropercepção. Em nosso desenho, o conceito de invisibilidade tem nos conceitos de Corpo Vibrátil (Suely Rolnik); Virtual (Pierre Lévy e Gilles Deleuze), Zona de Turbulência e Corpo-Subjétil (Renato Ferracini) a potência inicial de trabalho. Este primeiro traçado conceitual levou a cartografia ao conceito de Espelhamento de Forças (José Gil) e a Teoria do Afetos (Espinosa). Tal problematização se desenha atravessada pelo processo de criação e apresentações do Projeto Hotel Medea através de suas Residências Artísticas (entre 2007 e 2012). Uma cartografia da jornada vivenciada como artista integrante de tal projeto, pontuado por uma abordagem que deriva entre alguns paradoxos das experiências limítrofes a ele atrelados. A abordagem processual e intensiva do Projeto Hotel Medea articula, assim, do ponto de vista prático, os conceitos e questões desta pesquisa de doutorado: a invisibilidade experimentada como uma potência, força ou campo de vibração agenciadora de ações que possam sustentar a presença/organicidade do corpo dos atores/performers (AU)

Processo FAPESP: 10/07650-2 - O visível e o invisível na expressão do corpo-em-arte
Beneficiário:Antonio Flávio Alves Rabelo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado