Busca avançada
Ano de início
Entree


Fímbrias Pil em Escherichia coli enteropatogênica atípica: Caracterização e investigação do papel de PilS e PilV na adesão bacteriana.

Texto completo
Autor(es):
Natalia Cristina de Freitas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Roxane Maria Fontes Piazza; Tania Aparecida Tardelli Gomes do Amaral; Rita de Cassia Cafe Ferreira
Orientador: Roxane Maria Fontes Piazza
Resumo

Fímbrias do tipo IV estão associadas a diversos fenótipos em bactérias gram-negativas, e o presente estudo consistiu na caracterização da fímbria Pil e investigação de seu papel na adesão bacteriana de isolados de EPEC atípica. Por PCR e RT-PCR foram investigadas a presença e a funcionalidade do operon Pil e os resultados demonstraram que este está sendo transcrito somente nos isolados BA558 e BA956. Os genes pilS e pilV foram clonados em vetor de expressão para obtenção das proteínas Pil recombinantes e produção de anticorpos policlonais. A análise qualitativa dos testes de inibição da adesão utilizando os soros anti-PilS e anti-PilV juntos demonstraram que o isolado BA558 apresentou mudança de fenótipo de adesão. Esses resultados nos permitem concluir que o operon Pil está funcional em BA558 e BA956, e a expressão da fímbria Pil nessas cepas não está relacionada à formação de biofilme e autoagregação, porém a proteína fimbrial PilS juntamente com a adesina PilV parecem exercer uma função acessória importante na interação de BA558 às células HEp-2. (AU)

Processo FAPESP: 09/06648-7 - Fímbrias do tipo IV em Escherichia coli enteropatogênica atípica: caracterização e investigação do possível papel de PilS e PilV na interação com células epiteliais in vitro
Beneficiário:Natália Cristina de Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado