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Pessoa, figura, presença: o personagem cinematográfico entre o narrativo e o sensorial

Texto completo
Autor(es):
João Vitor Resende Leal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristian da Silva Borges; Pedro Maciel Guimaraes Junior; Cecilia Antakly de Mello; Mariana Duccini Junqueira da Silva; Silvia Fernandes da Silva Telesi
Orientador: Cristian da Silva Borges
Resumo

Esta pesquisa pretende examinar as articulações e tensões entre o narrativo e o sensorial no cinema, trazendo como fio condutor, entre as convenções do narrativo e a imediaticidade do sensorial, o personagem cinematográfico. Entendemos que, sem abandonar as condições narrativas e representacionais que o produzem e definem (personagem-pessoa), o personagem de cinema é também um importante catalisador de afetos que agenciam memória e imaginação (personagem-figura) e, de modo mais substancial, um efeito produzido a partir de elementos concretos que se manifestam em termos de performatividade e de plasticidade (personagem-presença). Dessa forma, investindo numa reformulação da noção de personagem como \"efeito de personagem\" e explorando disjunções possíveis entre corpo, ator e personagem (sobretudo em filmes nos quais vários atores desempenham o mesmo papel ou, ao contrário, um mesmo ator desempenha diversos papéis), buscaremos fazer do personagem um instrumento privilegiado para a análise da complementariedade e dos eventuais atritos entre as dimensões narrativa (significação/interpretação), figural (sensação) e material (percepção) do cinema. (AU)

Processo FAPESP: 15/06711-1 - Figuras de transe: o personagem cinematográfico entre o narrativo e o sensorial
Beneficiário:João Vitor Resende Leal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado