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Bastidores da literatura nas horas ociosas da tipografia do Jornal do Commercio (1827-1865)

Texto completo
Autor(es):
Odair Dutra Santana Júnior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2017-03-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Lúcia Granja
Resumo

A partir da consulta e levantamento completo dos dados relativos à tipografia do Jornal do Commercio, realizados junto aos acervos da Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, da Biblioteca Mário de Andrade e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, de São Paulo, e das Bibliotecas da USP, por meio do portal do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), apresentamos nesta dissertação um inédito conjunto completo, pelo menos por meio dos recursos mobilizados até então, das obras literárias e não-literárias, bem como os outros periódicos, que saíram à público pela tipografia do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro entre 1827 e 1865, produção levada a efeito nas horas vagas de que essa tipografia dispunha, nos intervalos de impressão de seu principal produto. Como resultado, encontramos durante o levantamento realizado uma grande variedade de títulos e tipologia de impressos, os quais apontam para uma atividade editorial intensa e diversificada. No que se refere à publicação de obras literárias, saíram à luz textos teatrais e poéticos, porém destacou-se a impressão de romances, concentrada ao final da década de 1830 e durante a década seguinte, impulsionada pelo desenvolvimento do folhetim nos jornais brasileiros e pelo hábito de reimpressão dos romances-folhetim pelas tipografias do período, após sua publicação pelo jornal. Nesta dissertação, apresentamos essa atividade editorial, destacando o papel privilegiado das oficinas dos jornais do XIX para a produção e circulação da literatura e dos livros, e discutindo brevemente como a atuação da tipografia do Jornal do Commercio na impressão de livros e outros periódicos colaborou para a criação e manutenção de um comportamento literário e leitor em voga no período. (AU)

Processo FAPESP: 15/11266-7 - Obras a venda: bastidores da literatura na tipografia do Jornal do Commercio (1827-1865)
Beneficiário:Odair Dutra Santana Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado