Busca avançada
Ano de início
Entree


O processo de (re) construção da prática pedagógica de professores de língua inglesa em formação inicial

Texto completo
Autor(es):
Sandra Mari Kaneko Marques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Maria Helena Vieira Abrahão
Resumo

É desejável que a formação inicial de professores promova a construção de conhecimentos acerca do processo de ensino e aprendizagem de forma a aprimorar a prática pedagógica de tais profissionais, para que possam se tornar autônomos e aptos a construir teorias acerca de sua prática. Para tanto, é necessário favorecer a constante reflexão sobre a prática de ensino, propiciando o início do processo de (re)construção de conhecimentos docentes. Inserida nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo investigar um curso de formação inicial de professores de língua inglesa de uma universidade pública localizada no interior paulista, buscando discutir como se deu o processo de (re)construção da prática pedagógica desses futuros professores em disciplinas referentes à Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Em face dessa perspectiva, objetivou-se verificar como os conhecimentos teórico-práticos se articulavam no processo de (re)construção da prática pedagógica, observando se e como os saberes construídos na formação inicial estavam presentes na prática de ensino de alunos-professores. Buscou-se compreender como eles avaliavam suas ações pedagógicas, que significados poderiam ser atribuídos a essas ações e como eles justificavam as tomadas de decisão e resolução de problemas na prática de ensino realizada nos estágios. Para tanto, foram discutidos dados provenientes de planos de ensino das disciplinas, questionários semiestruturados aplicados aos alunos-estagiários, entrevista com o professor-formador (gravada em áudio), observações de aulas de Prática de Ensino e aquelas ministradas pelos alunos-professores (ambas gravadas em vídeo e/ou áudio) e sessões de visionamento das aulas regidas pelos futuros professores. Por meio dos resultados obtidos, foi possível considerar que a autoavaliação e a reflexão os auxiliaram a compreender... (AU)

Processo FAPESP: 08/53911-2 - O processo de (re) construcao da pratica pedagogica de professores de lingua inglesa em formacao inicial.
Beneficiário:Sandra Mari Kaneko Marques
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado