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Uma investigação diacrônica da construção modal tener que no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização

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Autor(es):
Ana Luiza Ferancini Nogueira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2019-03-14.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Sandra Denise Gasparini Bastos; Sebastião Carlos Leite Gonçalves
Resumo

Concebendo-se a gramaticalização como resultado da atuação de mecanismos de natureza cognitiva responsáveis pela conceptualização de domínios mais abstratos em termos de domínios mais concretos, o presente trabalho investiga, com base em autores que postulam a tendência de desenvolvimento dos significados epistêmicos a partir dos não-epistêmicos (SWEETSER, 1990; BYBEE et al., 1994), se uma trajetória de enfraquecimento semântico se aplica à construção modal espanhola "tener que". Para tanto, analisam-se dados sincrônicos e diacrônicos do espanhol peninsular, levando-se em consideração fatores contextuais impulsionadores desse processo de mudança (as características sintáticas e semânticas do sujeito da ocorrência com "tener que") e o tipo de Estado de Coisas no qual a construção se insere. A classificação modal adotada fundamenta-se nas propostas de Hengeveld (1988, 2004), Olbertz (1998) e Narrog (2005, 2009, 2012) e leva em consideração quatro subtipos: modalidade inerente, modalidade deôntica, modalidade epistêmica e modalidade volitiva. Com base em resultados de pesquisa em sincronias atuais, os quais revelaram que a perífrase "tener que" expressa, predominantemente, as modalidades inerente e deôntica, hipotetizamos que os "tokens" epistêmicos da construção sofreriam um aumento gradativo ao longo da história do espanhol, aparecendo em frequência mais significativa somente em sincronias mais recentes da língua. Os resultados da análise descrevem a abstratização do significado da perífrase, que passa a se associar a sujeitos inanimados e não-agentivos e a se inserir em Estados de Coisas que não envolvem [+controle], os quais possibilitam a preferência pela leitura epistêmica, valor modal mais abstrato quando comparado aos valores não-epistêmicos. Para a pesquisa nas sincronias atuais e na diacronia são utilizados, respectivamente, dados do Projeto PRESEEA ("Proyecto para el estudio sociolingüístico del español de España y América") e do CORDE ("Corpus Diacrónico del Español"). A presente investigação encontra sua justificativa nas contribuições que pode oferecer aos estudos funcionalistas, de maneira geral, e aos estudos sobre gramaticalização e modalidade, em particular. (AU)

Processo FAPESP: 16/00237-9 - Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
Beneficiário:Ana Luiza Ferancini Nogueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado