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Mulheres artistas no Brasil: um estudo sobre Marina Caram e Odilla Mestriner nos acervos públicos de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Lúcia de Assis Rebesco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Anna Paula Silva Gouveia; Lucia Eustachio Fonseca Ribeiro; Giulia Crippa
Orientador: Anna Paula Silva Gouveia; Maria de Fatima Morethy Couto
Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as obras de Marina Caram (1925- 2008) e Odilla Mestriner (1928-2009) produzidas nos anos 60 e 70 e que pertencem aos acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Pretende ainda examinar os processos de musealização dessas obras e estabelecer interlocuções entre o trabalho dessas artistas e o de seus contemporâneos. Além disso, interessa-nos investigar as condições de produção de Mestriner e Caram na década de 60 e 70, considerando suas especificidades plásticas, técnicas e poéticas. Para isso, adotaremos uma postura que não concorda com a existência de uma suposta "identidade feminina", pelo contrário, a noção de feminilidade será tomada como uma fala produzida histórica e socialmente (AU)

Processo FAPESP: 12/24626-3 - Mulheres artistas no Brasil: um estudo sobre Marina Caram e Odilla Mestriner nos acervos públicos de São Paulo
Beneficiário:Vanessa Lúcia de Assis Rebesco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado