Busca avançada
Ano de início
Entree


O olho clínico: Charcot e a conformação da imagem na produção da Iconografia Fotográfica da Salpêtrière

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Verdicchio Rodegher
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloísa André Pontes; Fabíola Rohden; Carolina Branco de Castro Ferreira
Orientador: Heloísa André Pontes
Resumo

A Iconografia Fotográfica da Salpêtrière se constitui como um compêndio de estudos de casos e experimentações clínicas sobre a histeria, epilepsia e hístero-epilepsia. Empreendida pelo neurologista Désiré-Magloire Bourneville (1840-1909) e pelo fisiologista Paul Regnard (1850-1927), a obra foi pautada nos casos clínicos estudados por Jean-Martin Charcot (1825-1893) e incentivada por ele. Dividida em três volumes publicados, datados de 1877, 1878 e 1879-1880, a Iconografia apresenta 119 fotografias no conjunto de seus tomos. Considerando a relação incontornável entre Charcot, o hospital Salpêtrière e a obra iconográfica, esta dissertação se divide em: (1) Apresentar a trajetória de Jean-Martin Charcot e sua relação com a Salpêtrière, instituição na qual consolidou sua carreira e onde permaneceu por três décadas. Afim de compreender a longa história da instituição antes da chegada do neurologista, também menciono alguns episódios que marcaram seu desenvolvimento; (2) Analisar a obra iconográfica tanto do ponto de vista de sua narrativa quanto de suas fotos. Para tanto, foi necessário analisar quais práticas e discursos estiveram associados à produção dessas imagens; demonstrar como a obra iconográfica reiterou a histeria como uma doença de mulheres e, por fim; depreender que elementos próprios ao contexto do século XIX permitiram a partilha de um universo simbólico entre ciência e arte, garantindo à Iconografia um caráter fronteiriço entre essas áreas (AU)

Processo FAPESP: 17/26354-4 - O olho clínico: Charcot e a conformação da imagem na produção da iconografia fotográfica da Salpêtrière
Beneficiário:Ana Carolina Verdicchio Rodegher
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado