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O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova

Texto completo
Autor(es):
Juliana Ripke da Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles; Loque Arcanjo Junior; Liliana Harb Bollos; Rodolfo Nogueira Coelho de Souza; Paulo José de Siqueira Tiné
Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Resumo

Este trabalho pretende analisar e demonstrar a influência e o legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em compositores de música popular brasileira, especialmente Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considerado um dos inventores do movimento da Bossa Nova). A relação entre obras dos dois compositores é algo já bastante comentado, tornando-se praticamente um senso-comum. Apesar disso não encontramos, ainda, trabalhos de análise voltados de forma aprofundada para esta comparação. Desta forma, através das análises, abordaremos alguns diferentes aspectos a respeito das relações entre os dois compositores, bem como seus desdobramentos na Bossa Nova e na canção popular de câmara brasileira, através também de outros compositores. Assim, serão relacionadas semelhanças auditivas de superfície com procedimentos técnico-musicais mais aprofundados, empregando ferramentas analíticas utilizadas para o repertório da música tonal e também para música pós-tonal, como a harmonia tradicional e também a teoria dos conjuntos. Deseja-se que esse trabalho possa enriquecer as pesquisas acerca da música brasileira e também a compreensão dos processos composicionais dos compositores aqui analisados, tão importantes na invenção e representação da brasilidade em suas obras. (AU)

Processo FAPESP: 18/10647-5 - O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova
Beneficiário:Juliana Ripke da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado