Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo microbiológico e químico de bactérias cultiváveis associadas à esponja marinha Tedania brasiliensis

Texto completo
Autor(es):
Jairo Iván Quintana Bulla
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Roberto Gomes de Souza Berlinck; Patricia Machado Bueno Fernandes; Moacir Rossi Forim; Monica Tallarico Pupo; Thiago André Moura Veiga
Orientador: Roberto Gomes de Souza Berlinck
Resumo

As esponjas marinhas são reconhecidas como uma importante fonte de compostos biologicamente ativos. Evidências acumuladas ao longo das últimas décadas têm comprovado que os verdadeiros produtores dos compostos isolados de esponjas são micro-organismos, principalmente bactérias e cianobactérias, simbiontes ou associadas a estes animais. Levando-se em conta que alcalóides bromopirrólicos derivados da pseudoceratidina previamente isolados da esponja marinha Tedania brasiliensis são estruturalmente relacionados a outros alcaloides pirrólicos previamente isolados de bactérias marinhas, neste trabalho foram investigadas 87 linhagens de bactérias isoladas da esponja T. brasiliensis para inicialmente se determinar se estas linhagens eram produtoras da pseudoceratidina e/ou derivados. Os resultados de análises de desreplicação obtidos para diferentes condições de crescimento empregadas para as bactérias isoladas de T. brasiliensis não indicaram a produção destes compostos por nenhuma das linhagens. Assim, realizou-se estudo de metabolômica e desreplicação dos extratos de meios de cultura produzidos pelas mesmas bacterias. O emprego da abordagem de metabolômica não-direcionada utilizando-se ferramentas computacionais XCMS Online e GNPS sob diferentes condições de cultivo, em conjunto com dados de atividades biológica, levou ao isolamento e a elucidação estrutural completa de quatro novos glicoglicerolipídeos (J55_C8 a J55_C11) a partir do meio de cultivo da linhagem bacteriana Microbacterium testaceum J55 no meio YEME. A estratégia utilizada e os resultados obtidos demostraram a utilidade do emprego de ferramentas de metabolômica nas etapas iniciais da triagem química e biológica para a priorização de linhagens bacterianas para o seu estudo químico, bem como para direcionar o processo de isolamento e purificação de metabólitos secundários, incrementando a eficiência na descoberta de moléculas inéditas e potencialmente bioativas. (AU)

Processo FAPESP: 16/16033-3 - Alcaloides Bromopirrólicos do Microbioma Cultivável da Esponja Marinha Tedania brasiliensis.
Beneficiário:Jairo Iván Quintana Bulla
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado