Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos de citocinas e fatores de crescimento sobre neurônios hipotalâmicos: estudo do fator de necrose tumoral-, interleucina-6, interleucina IL-1, hormônio do crescimento e fator de crescimento semelhante à insulina.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Machado Chaves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Donato Júnior; Luiz Osório Silveira Leiria; Roberto de Pasquale; Cleyton Roberto Sobrinho
Orientador: José Donato Júnior; Renata Frazão
Resumo

O hipotálamo desempenha importante papel na homeostasia corporal. Citocinas inflamatórias podem proporcionar alterações na homeostase energética, influenciando a ingestão alimentar. Realizamos registros eletrofisiológicos para investigar os efeitos agudos do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), interleucina-6 (IL-6) e interleucina-1beta (IL-1beta), na excitabilidade da membrana de neurônios que expressam a proteína agouti-relacionada (AgRP) ou neurônios produtores de proopiomelanocortina (POMC) do núcleo arqueado do hipotálamo (ARH). Descobrimos que o TNF-alfa e a IL-1beta induz inibição aguda na atividade elétrica de 35-42% das células que expressam AgRP no ARH. A IL-6 não induziu alterações agudas na atividade dos neurônios estudados. A co-infusão de IL-6 não afetou a resposta geral induzida por IL-1beta na atividade dos neurônios AgRP. Nossos resultados indicam que o efeito do TNF-alfa e da IL-1beta especialmente na atividade dos neurônios produtores de AgRP, contribui para a anorexia induzida por inflamação observada durante condições inflamatórias agudas. Na segunda parte da tese, avaliamos a importância da ação do hormônio do crescimento (GH) e do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) sobre neurônios que expressam somatostatina (SST). A expressão do receptor de GH no cérebro é importante para permitir que neurônios neuroendócrinos detectem os níveis de GH e regulem a secreção hipofisária de GH por retroalimentação negativa. O eixo somatotrófico é constituído principalmente por neurônios que expressam o hormônio liberador de GH (GHRH) e a SST. O GHRH e a SST regulam de forma positiva e negativa, respectivamente, a síntese e liberação de GH hipofisário. Para entender as vias pelas quais o GH promove tais ações avaliamos em camundongos os efeitos induzidos pela ablação seletiva do receptor de IGF-1 e de GH e de IGF-1, exclusivamente em neurônios que expressam SST. Surpreendentemente, nossos resultados mostraram que a deleção seletiva tanto do receptor de IGF-1 quanto dos receptores de GH e de IGF-1 não promoveram alterações de crescimento, no metabolismo energético e na secreção de IGF-1 entre os grupos, tanto nos machos quanto nas fêmeas. Portanto, neurônios SST podem não ser o local onde a retroalimentação negativa acontece. Estes resultados contribuem para o entendimento a respeito da importância fisiológica da ação de citocinas e fatores de crescimento sobre a atividade de neurônios hipotalâmicos e no controle neuroendócrino do metabolismo. (AU)

Processo FAPESP: 17/21854-9 - Estudo dos efeitos de citocinas pró- e anti-inflamatórias sobre propriedades biofísicas de neurônios POMC e AgRP do núcleo arqueado do hipotálamo
Beneficiário:Fernanda Machado Chaves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado