Busca avançada
Ano de início
Entree


Determinação de aflatoxina M1 e ácido ciclopiazônico em leites de consumo comercializados no Município de São Paulo-SP, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Josué Fontes Rosmaninho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Cezar Panetta; Benedito Correa; Evelise Oliveira Telles
Orientador: José Cezar Panetta
Resumo

A co-ocorrência de aflatoxina M1 (AFM1) e ácido ciclopiazônico (CPA) foi pesquisada em 40 amostras de leite de consumo comercializados no município de São Paulo e, complementarmente, foi estimado o grau de exposição da população, através do cálculo da ingestão diária das toxinas, a partir dos resultados das amostras positivas e do consumo médio dos diversos tipos de leite. Para isto, foram utilizadas amostras de tipos de leites A, B, C e Longa Vida, pertencentes a 2 marcas diferentes, encontradas em lojas de hipermercados e padarias do Município de São Paulo. A unidade amostrai foi constituída por 1 embalagem original fechada de 1 L, sendo que cada amostra foi proveniente de um lote de fabricação. A colheita das amostras foi realizada no período de janeiro a maio de 2002. A determinação da AFM1 foi efetuada através da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), usando coluna de imunoafinidade como técnica de purificação. A pesquisa do CP A foi realizada através do método de extração com solventes polares, purificação por passagem em coluna de sílica gel e quantificação por cromatografia em camada delgada (CCD). Os métodos utilizados nas pesquisas de AFM1 e CPA foram avaliados através da execução de análises repetidas, em amostras de leite experimentalmente contaminadas, com ambas toxinas. Os resultados revelaram 23 amostras (57,5%) positivas para AFM1, em níveis que variaram de 10,6 a 121,2 ng/L de leite. Os níveis médios de AFM1 nos leites tipos A, B, C e Longa Vida foram de 5,9; 26,6; 19,8 e 22,2 ng/L, respectivamente. Não foi observada amostra positiva para CPA, tendo como limite de quantificação 3 μg de CPA/L de leite. Adotando-se o consumo diário de leite de 720 ml, para crianças de 4 meses de idade e utilizando o peso médio de 7 Kg, estimou-se a ingestão diária média de AFM1 de 0,18; 1,64; 1,22 e 1,82 ng de AFM1/ Kg de peso corpóreo/ dia, para os leites tipos A, B, C e Longa Vida, respectivamente. Discute-se a importância destes dados para a Saúde Pública e o estabelecimento de limites de tolerância para a AFM1 em leite e derivados. (AU)

Processo FAPESP: 01/05969-2 - Determinacao de aflotoxina m1 e acido ciclopiazonico em leites de consumo comercializados no municipio de sao paulo, brasil.
Beneficiário:Josué Fontes Rosmaninho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado