Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo neuroanatômico e psicofarmacológico do duplo elo gabaérgico estriado-nigro-tectal, de conexões intramesencefálicas e da influência dessas vias sobre o comportamento de defesa eliciado por estimulação do colículo inferior

Texto completo
Autor(es):
Lissandra Castellan Baldan
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Norberto Cysne Coimbra; Norberto Garcia Cairasco; Francisco Silveira Guimarães
Orientador: Norberto Cysne Coimbra
Resumo

A estimulação elétrica e química de algumas estruturas mesencefálicas, tais como a substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPd), as camadas profundas do colículo superior (CPCS) e o núcleo central do colículo inferior (NCCI) eliciam respostas defensivas, associadas ao medo, que muito se assemelham àquelas que caracterizam a síndrome do pânico em humanos. A substância negra, rica em neurônios GABAérgicos, recebe aferências também GABAérgicas provenientes do corpo estriado e se projeta para o mesencéfalo dorsal, mais cranialmente, modulando o substrato neural do medo no colículo superior e SCPd. O objetivo deste trabalho foi investigar se essas conexões GABAérgicas nigro-tectais também se estendem ao substrato aversivo do colículo inferior de ratos, determinando sua influência sobre a modulação de respostas aversivas eliciadas por estimulação elétrica do teto mesencefálico dorsal, situado caudalmente. Também foi estudada a neuroanatomia de conexões entre o núcleo central do colículo inferior e as colunas dorsais e ventrais posteriores da substância cinzenta periaquedutal. A via foi traçada com o neurotraçador fluorescente \"fast blue\", de captação e transporte retrógrado, microinjetado no núcleo central do colículo interior (NCCI) e com o biodextran, um neurotraçador, anterógrado, microinjetado na substância negra, parte reticulada (SNpr) ou no NCCI. Os efeitos da diminuição de atividade dessa via foram estudados, através de lesões eletrolíticas e neuroquímicas (com ácido ibotênico) da substância negra, parte reticulada. O neurotraçamento retrógrado mostrou células neuroniais localizadas na substância negra, parte reticulada que se projetam ipsi e contralateralmente ao núcleo central do colículo inferior. Essa conexão nigro-tectal foi confirmada pelo neurotraçamento anterógrado, que mostrou fibras axônicas no núcleo central do colículo inferior, após a microinjeção de biodextran na substância negra, parte reticulada. Tanto a lesão eletrolítica como a lesão neuroquímica da substância negra, parte reticulada, sensibilizaram o teto mesencefálico à estimulação aversiva. O estudo das conexões intramesencefálicas, estudadas através da microinjeção iontoforética de biodextran no núcleo central do colículo inferior, permitiu a identificação de uma via rica em fibras varicosas conectando o NCCI, às colunas dorsomediais e laterais mais posteriores da substância cinzenta periaquedutal (SCP). O bloqueio de receptores GABA-A no núcleo central do colículo inferior induziu vigorosas respostas defensivas, caracterizadas por congelamento, seguido de corridas, saltos e rotações, sugerindo o bloqueio GABAérgico tônico sobre neurônios localizados no substrato neural responsável pela elaboração do comportamento defensivo no núcleo central do colículo inferior. (AU)

Processo FAPESP: 00/08953-7 - Estudo neuroanatomico e psicofarmacologico do duplo elo gabaergico estriado-nigro-tectal e de sua influencia sobre o comportamento de defesa eliciado por estimulacao do coliculo inferior.
Beneficiário:Lissandra Castellan Baldan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado