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Estudo do efeito sombra da corrente na dinâmica do sistema FPSO/shuttle conectados em tandem.

Texto completo
Autor(es):
Carlos Hakio Fucatu
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Kazuo Nishimoto; Isaias Quaresma Masetti; Julio Romano Meneghini; Celso Kazuyuki Morooka
Orientador: Kazuo Nishimoto
Resumo

A recente expansão na utilização de sistemas F(P)SOs na produção de petróleo offshore tem demandado estudos que prevejam o comportamento dinâmico de dois navios conectados em tandem, que é a configuração normalmente utilizada nas operações de offloading. Apesar da amarração de navios em tandem ser um procedimento comum, ainda são poucos os trabalhos publicados relacionados ao assunto, e entre estes, nenhum leva em consideração o efeito da interferência da corrente que um navio causa no outro, aqui denominado como: efeito sombra. Sabe-se que o comportamento dinâmico dos navios amarrados é fortemente afetado pelas forças ambientais, principalmente nos sistemas SPM, assim, supõe-se que o efeito sombra tenha grande influência no comportamento dinâmico do navio shuttle, que irá, por conseqüência, alterar o comportamento do sistema como um todo. De fato, ensaios realizados em tanques de provas com navios shuttles, com e sem a presença do FPSO na posição de montante, comprovam esse fato. Portanto, pode-se dizer que o efeito de sombra é fundamental no estudo do comportamento dinâmico de navios amarrados em tandem. Os poucos programas comerciais existentes, que possibilitam a simulação dinâmica de dois navios em tandem, também não levam em consideração o efeito sombra, tornando sua utilização um tanto limitada. O presente trabalho apresenta o estudo do efeito sombra da corrente e sua influência no comportamento dinâmico de sistemas com dois navios em tandem. Foi desenvolvido um modelo de sombra da corrente baseado no campo de velocidades perturbado pelo navio à montante, que foi implementado no simulador de navios amarrados, DYNASIM. Os resultados numéricos foram avaliados através de comparações com resultados experimentais, onde se obteve uma boa aderência em várias situações. (AU)

Processo FAPESP: 98/09104-1 - Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de dois navios amarrados em Tandem
Beneficiário:Carlos Hakio Fucatu
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado