Busca avançada
Ano de início
Entree


Entre a diversão e o aprendizado: entrecruzamentos dos movimentos da didatização e do humor em enunciados do gênero videoaula

Texto completo
Autor(es):
Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sheila Vieira de Camargo Grillo; Arlete Machado Fernandes Higashi; Milena Moretto
Orientador: Sheila Vieira de Camargo Grillo
Resumo

Nessa pesquisa, nosso objetivo central foi analisar os entrecruzamentos entre os movimentos de humor e didatização em todos os níveis de composição de enunciados de videoaula. Desse objetivo, desdobraram-se dois objetivos específicos: descrever e caracterizar o gênero videoaula; e descrever e analisar elementos verbivocovisuais que materializam, nos enunciados de videoaula selecionados, uma intenção de didaticidade e, por outro lado, de elementos apropriados de enunciados e gêneros humorísticos para gerar um efeito humorístico. Partiu-se da hipótese de que a inter-relação entre tais movimentos seria característica e constitutiva desse gênero e, portanto, seria encontrada em todos os níveis da construção das videoaulas analisadas, mais especificamente: no conteúdo temático, na construção composicional e no estilo. A relevância desse tema relaciona-se ao contexto da pandemia de COVID-19, bem como da pós-pandemia, a partir do qual acentua-se a necessidade de melhor compreender e analisar as novas formas discursivas que a esfera da educação toma ao penetrar no meio digital e, a partir disso, (res)situar as práticas sociais, culturais e discursivas da instituição escolar em seu formato presencial. Para tanto, o corpus compôs-se de duas videoaulas do programa Hora do ENEM, cujo caráter recente, oficial, público e de grande circulação justificou a seleção. Ainda, escolheu-se trabalhar com dois enunciados para adotar um enfoque mais pormenorizado na análise, com vistas a detectar a materialização do movimento do humor e da didatização em cada aspecto das videoaulas e, assim, comprovar a existência de um imbricamento entre os movimentos e destes com a própria composição dos enunciados. A metodologia selecionada foi a Metalinguística de Bakhtin, a qual permitiu a compreensão das relações dialógicas entre os movimentos da didatização e do humor presentes nos enunciados selecionados, dado que esses manifestam distintas posições ideológicas, intenções discursivas, avaliações sociais, que convivem e dialogam dentro do gênero videoaula. A análise dos enunciados identificou a presença dos movimentos do humor e da didatização em todos os níveis de sua composição, havendo diferenças na materialização desses movimentos entre as duas videoaulas. Concluiu-se que há de fato entrecruzamentos complexos entre os movimentos de humor e didatização que perpassam todos os níveis de construção dos enunciados analisados e que estão relacionados a aspectos fundamentais do gênero videoaula. Ainda, concluiu-se que o movimento do humor identificado nas videoaulas não possui o caráter revolucionário e ambivalente do riso carnavalesco proposto por Bakhtin, uma vez que seu emprego nos enunciados está relacionado a objetivos discursivos pragmáticos do sujeito-autor, como a obtenção do engajamento do aluno-interlocutor pela captação de seu interesse e atenção. Contudo, identificamos que os resquícios da força carnavalesca que restam no humor contemporâneo enquanto forma reduzida do riso cômico medieval permitem entrever possibilidades do emprego do humor entrelaçado à didatização que possam questionar imposições institucionais da esfera educacional e propor uma alternativa revolucionária e ambivalente (AU)

Processo FAPESP: 21/00129-0 - Entre a diversão e o aprendizado: entrecruzamentos dos movimentos da didatização e do entretenimento em enunciados do gênero vídeo-aula
Beneficiário:Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado