Busca avançada
Ano de início
Entree


Modelagem de custos, benefícios e oportunidades econômicas associadas à conservação da vegetação nas bacias hidrográficas dos rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP e MG)

Texto completo
Autor(es):
Ulises Rodrigo Magdalena
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Raul Reis Amorim; Lindon Fonseca Matias; Antonio Cezar Leal; Letícia Roberta Amaro Trombeta
Orientador: Daniel Andrés Rodriguez; Raul Reis Amorim
Resumo

A ausência de planos de gestão para áreas protegidas, que busquem um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e as metas de conservação, intensifica os conflitos pelo uso da terra. Isso acaba por incentivar e estabelecer ações de desmatamento em bacias hidrográficas colocando em risco os recursos hídricos. Este trabalho tem como objetivo avaliar a oportunidade econômica da conservação da vegetação e seus impactos nos recursos hídricos, considerando diversos cenários de metas de conservação nas bacias hidrográficas que compõem o Comitê dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos conjuntos de mapas temáticos abordando aspectos físicos, hidrológicos e socioeconômicos. Além disso, elaborou-se um mapa que ilustra a distribuição espacial dos custos monetários associados à aquisição de terras, considerando a metragem e os diversos tipos de uso da terra. Adicionalmente, considerou-se a produtividade agrícola como um fator de custo de oportunidade. Também se analisou o impacto da vegetação na qualidade da água, por meio da simulação de diferentes cenários de conservação e restauração da vegetação. Dessa forma, foram expostos ao leitor conceitos como área protegida, Planejamento Sistemático da Conservação, capital natural e serviços/desserviços ecossistêmicos. Os resultados obtidos sugerem que as áreas prioritárias para a conservação dos recursos hídricos - simuladas com uma meta de 10% da conservação e restauração da vegetação - são economicamente viáveis e possíveis de serem implementadas. Isso ocasiona uma economia no tratamento da água de aproximadamente 16%, a qual pode ser utilizada para sustentar ações de conservação, seja da vegetação ou dos recursos hídricos. Além disso, ressalta-se a complexidade de uma abordagem holística que visa equilibrar o desenvolvimento econômico local com a conservação e restauração da vegetação, contribuindo assim para a conservação dos recursos hídricos, que representam um elemento essencial na economia local (AU)

Processo FAPESP: 18/22907-1 - Modelagem de custos, benefícios e oportunidades econômicas associados à conservação da vegetação nas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP e MG)
Beneficiário:Ulises Rodrigo Magdalena
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado