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Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados

Texto completo
Autor(es):
Camilla dos Santos Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Fernando Fiorini; Rosane Cardoso de Araújo; Clarissa Gomes Foletto; Diana Santiago da Fonseca; Emerson Luiz de Biaggi; Evely Boruchovitch
Orientador: Carlos Fernando Fiorini; Fabio Scarduelli
Resumo

Esta tese de doutorado foi elaborada de acordo com o formato alternativo ao tradicional, em conformidade com a instrução normativa CCPG nº 002/2021 da Pró-reitoria de Pós-graduação da UNICAMP, com autorização da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Dessa forma, a seção de Resultados desta tese é formada pela versão submetida dos quatro artigos elaborados durante o doutorado. O Objetivo desta tese foi investigar os processos metacognitivos que músicos avançados empregam em sua prática instrumental diária, durante a preparação para uma performance musical. Estes processos foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva, no construto da Autorregulação da Aprendizagem. Autorregulação refere-se aos "pensamentos, sentimentos e ações autogerados que são planejados e ciclicamente adaptados para a realização de metas pessoais" (Zimmerman, 2000, p. 14, tradução nossa). A hipótese central desta tese é a de que os músicos avançados adotam comportamentos autorregulatórios em sua prática diária mesmo sem dispor de informações teóricas sobre o construto. Essa hipótese parte da análise dos resultados obtidos até então pela literatura e, após identificar lacunas como a necessidade de se investigar estes resultados com amostras de contextos culturais lusófonos, os processos de autorregulação foram investigados em estudantes avançados e músicos profissionais por meio de quatro estudos. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura em prática musical e autorregulação da aprendizagem de músicos avançados. O segundo estudo tem desenho observacional e investigou os hábitos de prática musical de graduandos em música, com dados coletados por meio de grupo focal. O terceiro estudo investigou as mudanças nos processos autorregulatórios durante a participação em um desafio de música online. O quarto estudo, descritivo-correlacional, explorou os processos autorregulatórios de músicos avançados brasileiros e portugueses, replicando o questionário elaborado por Araújo (2016), e testando a robustez da escala em investigar a autorregulação na amostra. Os resultados sugerem que nossa hipótese pode ser parcialmente confirmada pois, apesar de a população estudada empregar ações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos de prática musical e performance, há divergência entre as concepções de estratégias de aprendizagem e a consciência da necessidade de monitoramento e adaptação dessas estratégias (AU)

Processo FAPESP: 18/20809-2 - Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva
Beneficiário:Camilla dos Santos Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado